ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA: MÉTODOS DE DIAGNÓSTICOS

Autores

  • Juliana Santos Silva Centro Universitario Tiradentes - UNIT
  • Érico Rafael Barros de Gusmão Verçosa Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Olivia Magna Rodrigues Ferreira Ernesto dos Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Isabella Carvalho Alves Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Victor Augusto Gomes de Farias Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Cristhiano Sibaldo Almeida Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Doença do caramujo, Schistosoma mansoni, Técnicas laboratoriais.

Resumo

RESUMO: INTRODUÇÃO: A esquistossomose mansônica (EM) é uma doença infecto-parasitária, de caráter agudo e crônico, causada pelo trematódeo digenético Schistosoma mansoni e como mais importante organismo transmissor um molusco aquático do gênero Biomphalaria. É uma endemia rural urbanizada, cuja manifestação clínica varia de uma dermatite leve à infecção crônica. A EM encontra-se distribuída em várias regiões tropicais do mundo, com a prevalência global estimada de 200-209 milhões de indivíduos infectados em 2010. O Ministério da Saúde estima que, em 2011, entre 2,5 a 8 milhões de Brasileiros eram portadores da doença, a maioria na região Nordeste do país. Os indicadores de desenvolvimento sustentável do Brasil mostram que a deficiência nos sistemas de esgotamento sanitário, coleta de lixo e destino final dos resíduos sólidos, drenagem urbana e abastecimento de água constituem um risco para a saúde da população, sobretudo para as mais carentes com maior índice de pessoas infectadas com a doença. OBJETIVO: Relatar os principais métodos diagnósticos da esquistossomose mansônica. METODOLOGIA: O trabalho foi realizado através de pesquisas mais recentes sobre Esquistossomose nas plataformas da Scielo, Pubmed e revistas eletrônicas sendo selecionados os artigos mais relevantes ao tema entre os anos de 2006 a 2018. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A esquistossomose se apresenta em diversas formas clínicas podendo ser confundida com outras doenças, portanto é necessário que o diagnóstico deva ser feito através da avaliação laboratorial que incluem: os métodos parasitológicos, os quais é fundamental a utilização das técnicas de lutz e kato-katz,os  imunológicos através da imunofluorescência e imunoenzimática - ELISA e por fim exames inespecíficos, tais como hematológicos e bioquímicos.Normalmente também são utilizados exames por imagem como a Ultrassonografia abdominal que é considerada o método de eleição para a avaliação inicial do paciente com EM, em virtude de sua ampla disponibilidade, excelente relação custo-benefício e por ser um exame não invasivo. CONCLUSÃO: A técnica de Kato-Katz é a mais utilizada pelos programas de controle e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde, pois além da visualização dos ovos, permite também que seja feita a contagem destes por grama de fezes, fornecendo um indicador quantitativo da carga parasitológica.


PALAVRAS-CHAVES: Doença do caramujo, Schistosoma mansoni, Técnicas laboratoriais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Vitorino, Rodrigo Roger et al. Esquistossomose mansônica: diagnóstico, tratamento, epidemiologia, profilaxia e controle- Rev Bras Clin Med. São Paulo, vol. 10, n 1, p 39-45, 2012.

Gomes , Ana Clarissa Luna et al, Prevalência e carga parasitária da esquistossomose mansônica antes e depois do tratamento coletivo em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco- Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, vol. 25, n 2, p 243-250, 2016.

Melo, Andrea Gomes Santana et al, Esquistossomose Em Área De Transição Rural-Urbana: Reflexões Epidemiológicas- Cienc Cuid Saude vol. 10, n 3, p 506-513, 2011.

MOREIRA, Ariosvaldo Rocha; CORREIA, Alicely Araújo. Estudos dos casos de esquistossomose mansônica no estado de Pernambuco: uma revisão de literatura. 2017.

Pordeus, Luciana Cavalcanti et al, A ocorrência das formas aguda e crônica da esquistossomose mansônica no Brasil no período de 1997 a 2006: uma revisão de literatura- Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, vol. 17, n 3, p 163-175, jul-set 2008.

VALEIRO, Danilo Feliphe; UCHÔA DA SILVA, R. S. Diagnóstico da síndrome da resposta inflamatória sistêmica e sepse. Rev Bras Clin Med. São Paulo, vol. 10, n. 1, p. 5-10, 2012.

PORDEUS, Luciana Cavalcanti et al. A ocorrência das formas aguda e crônica da esquistossomose mansônica no Brasil no período de 1997 a 2006: uma revisão de literatura. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 17, n. 3, p. 163-175, 2008.

BINA, José Carlos. Estudo de variáveis que podem influenciar na evoluçäo da esquistossomose mansônica: efeito da terapêutica específica e da interrupçäo da transmissäo. 1995. Tese de Doutorado. Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Interna.

VITORINO, Rodrigo Roger et al. Esquistossomose mansônica: diagnóstico, tratamento, epidemiologia, profilaxia e controle. Rev Soc Bras Clin Med, vol. 10, n. 1, p. 39-45, 2012.

CARDIM, Luciana Lobato et al. Avaliação da esquistossomose mansônica mediante as geotecnologias e técnicas multivariadas no Município de Jacobina, Bahia. Rev. baiana saúde pública, p. 29-42, 2008.

MASSARA, Cristiano Lara et al. Esquistossomose em área de ecoturismo do Estado de Minas Gerais, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, vol. 24, p. 1709-1712, 2008.

DOS SANTOS CARVALHO, Omar; COELHO, Paulo Marcos Zech; LENZI, Henrique Leonel. Schistosoma mansoni & Esquistossomose: uma visão multidisciplinar. SciELO-Editora FIOCRUZ, 2008.

CARDIM, Luciana Lobato et al. Análises espaciais na identificação das áreas de risco para a esquistossomose mansônica no Município de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, vol. 27, p. 899-908, 2011.

DE MATOS SANTOS, Ana; MELO, Ana Carolina Fonseca Lindoso. Prevalência da esquistossomose num povoado do Município de Tutóia, Estado do Maranhão. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, vol. 44, n. 1, p. 97-99, 2011.

ROLLEMBERG, Carla Virginia Vieira et al. Aspectos epidemiológicos e distribuição geográfica da esquistossomose e geo-helmintos, no Estado de Sergipe, de acordo com os dados do Programa de Controle da Esquistossomose. 2011.

LENZI, Henrique Leonel et al. Migração e desenvolvimento de schistosoma mansoni no hospedeiro definitivo. Schistosoma mansoni e Esquistossomose: uma visão multidisciplinar. Fiocruz, Rio de Janeiro, p. 85-145, 2008.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Silva, J. S., Barros de Gusmão Verçosa, Érico R., Rodrigues Ferreira Ernesto dos Santos, O. M., Alves, I. C., Gomes de Farias, V. A., & Almeida, C. S. (2020). ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA: MÉTODOS DE DIAGNÓSTICOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10897

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas