ANÁLISE QUANTITATIVA DE ÓBITOS DECORRENTES DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Rafael Belarmino de Souza Lima souza belarmino Centro Universitário Tiradentes - Al
  • Brenda Andrade Damaceno Andrade Centro Universitário Tiradentes - Al
  • Caroline Ramilson Nolasco da Silva Ramilson Centro Universitário Tiradentes - Al
  • Stephanny Isabelly Pessôa Neri de Araujo Isabelly Centro Universitário Tiradentes, Al
  • Wellen Jassiane De Melo Santos Jassiane Centro Universitário Tiradentes - Al
  • Sabrina Gomes de Oliveira Gomes Centro Universitário Tiradentes - Al

Palavras-chave:

Idoso, Infarto, Óbito

Resumo

Introdução: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é caracterizado pela necrose de parte do músculo cardíaco ocasionada pela isquemia e déficit de nutrientes ao coração e ocorre principalmente como consequência, na população idosa, do declínio funcional fisiológico de seus órgãos. Outrossim, as doenças do aparelho circulatório representam a principal causa de óbitos nos últimos anos. Diante disso, necessita-se de uma análise da morbidade para IAM em Alagoas, a fim de verificar a atuação do Estado na prevenção dessa enfermidade, uma vez que, em 2025, o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo. Objetivo: Identificar o número de óbitos nos idosos e a sua predominância decorrente do Infarto Agudo do Miocárdio no estado de Alagoas. Metodologia: Foi realizado um estudo epidemiológico retrospectivo de caráter descritivo e quantitativo através dos dados do Sistema de Morbidade Hospitalar do SUS (SIH) disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) referente aos casos de óbitos decorrentes de Infarto Agudo do Miocárdio, em ambos os sexos, com faixa etária a partir dos 60 anos de idade no estado de Alagoas no período de agosto de 2012 a agosto de 2018. Resultados e Discussão: Na pesquisa, das 55.343 ocorrências no Brasil, foram registrados 650 casos de óbitos por IAM com predominância no sexo masculino, totalizando 339 (52,15%) e ficando o sexo feminino com 311 dos casos (47,85%).  Diante disso, analisando os municípios isoladamente, observou-se que Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios apresentaram o maior número de ocorrências, com o número de 166 (52,41% homens e 47,59% mulheres), 78 (50% homens e 50% mulheres) e 33 (57,57% homens e 42,43% mulheres), respectivamente. Ainda, foi verificado o número de óbitos dessas regiões por faixa etária e, assim, verificou-se uma diferença da predominância entre os sexos. Com isso, entre 60 e 69 anos, encontrou-se 145 homens e 108 mulheres, tendo uma predominância no sexo masculino. Outrossim, entre 70 e 79 anos, obteve-se 123 homens e 134 mulheres, tendo uma predominância no sexo feminino, e entre 80 anos acima, com 71 homens e 69 mulheres. Conclusão: Entende-se, que o número de casos em Alagoas é pouco expressivo, pois, representa apenas 1,2% do total de ocorrências no país. Mesmo assim, é necessário que haja avanços nas políticas públicas de prevenção e de promoção da saúde pelo Estado à população idosa, a fim de reduzir esse índice e evitar que com o aumento dessa faixa etária, também ocorra o aumento de óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DATA SUS. Morbidade hospitalar do sus - por local de internação - alagoas. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sih/cnv/nial.def>. Acesso em: 24 out. 2018.

SILVA, Filipe Melo, et al. Análise da incidência de internações e óbitos por Infarto Agudo do Miocárdio entre idosos. Revista de Enfermagem UFPI. v. 7, n.1, p. 33-37. 2018.

PINHEIRO, Raul Henrique Oliveira, et al. Prevalência de fatores de risco relacionado ao infarto agudo do miocárdio em pacientes idosos: uma revisão integrativa. Revista Uningá Review. v. 30, n.3, p. 83-88. 2017. PINHEIRO, Raul Henrique Oliveira, et al. Prevalência de fatores de risco relacionado ao infarto agudo do miocárdio em pacientes idosos: uma revisão integrativa. Revista Uningá Review. v. 30, n.3, p. 83-88. 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

belarmino, R. B. de S. L. souza, Andrade, B. A. D., Ramilson, C. R. N. da S., Isabelly, S. I. P. N. de A., Jassiane, W. J. D. M. S., & Gomes, S. G. de O. (2020). ANÁLISE QUANTITATIVA DE ÓBITOS DECORRENTES DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DE ALAGOAS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10890

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas