Sistema Microcontrolado de Captação de Águas Pluviais

Autores

  • Beatriz Rêgo Lima Centro Universitário Tiradentes

Palavras-chave:

Água Pluvial, Automação Residencia, Captação.

Resumo

Em se tratando da escassez de água enfrentada por muitos brasileiros atualmente, tecnologias estão sendo desenvolvidas com o foco nesta problemática a fim de aplicá-las no âmbito residencial, tornando-se mais uma vertente explorada pelo que muitos chamam de domótica. Com isso, alguns dos projetos já criados para alcançar uma diminuição desse consumo tem como foco principal: reuso de água (reaproveitamento da água de condicionadores de ar), aproveitamento da água da chuva, drenagem sustentável, tratamento aeróbico e anaeróbico de esgoto, reguladores de vazão e outros (Grupo Mais Economia, 2018). Objetivo: É através dessa preocupação com a situação presente, o meio ambiente e os problemas gerados por consequência de tal escassez que o projeta aborda como proposta o estudo e simulação de um sistema de captação de águas pluviais para fins não potáveis em residências do estado de Alagoas, utilizando materiais e tecnologias da automação residencial e tentando tornar mais próxima a possibilidade de moderação desse consumo. Materiais e métodos: Para realização dos estudos, foram necessárias diversas pesquisas bibliográficas a fim de entender a estrutura a ser instalada e seu funcionamento no ambiente sugerido, além das normas necessárias para realização de forma correta, segundo a NBR 1527 (Água da chuva – Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para Fins não Potáveis - Requisitos) criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e coleta de dados referentes ao volume médio da precipitação de chuva no estado nos anos de 2015 e 2017, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL), obtendo um comparativo entre os dados encontrados ao fim dos cálculos feitos. Em seguida, foi criado um protótipo com a finalidade de realizar uma simulação e melhor visualização do sistema tratado. Este, por sua vez, teve suas etapas desenvolvidas no laboratório Multidisciplinar de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Tiradentes – Campus Amélia Maria Uchôa. Sua organização será baseada nas seguintes áreas: mecânica, eletrônica e programação. Para isso, foram utilizados materiais como sensores laterais de nível, mini bombas submersas de água e válvulas solenoides como materiais principais, além de
todos os materiais secundários necessários para gerar um funcionamento de forma coerente ao que foi sugerido anteriormente. Resultados: Ao fim das pesquisas, foi possível coletar dados através do resultado encontrado que tornassem o sistema apresentado como uma solução relevante no que se refere a redução do consumo de água potável. Com o protótipo criado foi possível visualizar com mais clareza o funcionamento do sistema sugerido, pois conseguiu-se observar todo o trajeto feito pela água desde a coleta por uma calha até o seu descarte após o consumo. Conclusão: Dessa forma, no que se refere a escassez de água potável enfrentada nos dias atuais, vem sendo apresentado cada vez mais alternativas para tal problemática através do reuso, reutilização, aproveitamento de outras fontes como a chuva, esgoto, condicionadores de ar, juntamente com as tecnologias surgidas no ramo da domótica possibilitando um melhor controle de tais sistemas por seu morador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de Chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis – Requisitos. p.1. 2007.

GRUPO MAIS ECONOMIA. Como a Tecnologia Pode Promover uma Redução do Consumo de Água?, 30 de janeiro de 2018. Disponível em: https://www.grupomaiseconomia.com/como-tecnologia-pode-promover-uma-reducaono-consumo-de-agua/. Acesso em: 12 de outubro de 2018.

LAGEMANN, Ginter. Sistema Integrado De Reutilização De Água, De Forma Adequada A Seu Grau De Qualidade. Monografia – Engenharia de Produção Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Lima, B. R. (2020). Sistema Microcontrolado de Captação de Águas Pluviais. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10840

Edição

Seção

Ciências Exatas