ANÁLISE DA ASSIMILAÇÃO DE CARGAS POLUENTES NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA LAGOA DO JEQUIÁ, JEQUIÁ DA PRAIA-AL.

Autores

  • Ilka Janielli Andrade Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Angélica Ferreira Ferreira Santos Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Givanildo dos Santos da Silva Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

autodepuração, esgoto sanitário, ocupação urbana

Resumo

Introdução:A água é um elemento essencial à vida dos seres vivos, é necessária para a maioria das atividades humanas e compõe ainda, os cenários de belezas naturais. Parte desses recursos hídricos está comprometida quanto à sua potabilidade e utilização, devido ao crescimento desordenado dos centros urbanos. O déficit de atendimento dos serviços de esgotamento sanitário no Brasil tem resultado em parcela significativa de esgotos sem tratamento e sem destinação adequada, por vezes dispostos diretamente nos corpos d’água, comprometendo a qualidade das águas. A Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá (Resex) está localizada no Município de Jequiá da Praia, litoral sul de Alagoas, é formada exclusivamente de áreas aquáticas e alagáveis, ocupando cerca de 30% da área do Município. Apesar da significativa relevância ambiental, a referida lagoa, sendo exemplo entre diversos ambientais aquáticos, se inclui na problemática ambiental, já que é submetida a agressões constantes.A área de estudo situa-se em um trecho da Lagoa de Jequiá-AL, onde se ocupa o maior número de residências sem esgotamento sanitário ideal e por consequência há uma maior incidência de cargas poluidoras sendo lançadas no corpo hídrico. Objetivo(s):Diagnosticar através do estudo de autodepuração a capacidade de assimilação dos poluentes de esgotos sanitários lançados na Lagoa de Jequiá-AL, no centro do Município, e relacionar os impactos causados pela ocupação urbana com os seus respectivos lançamentos.Metodologia:A metodologia planejada para este estudo tem característica múltipla, com aplicação da análise dos dados espaciais utilizando o Sistema Informações Geográficas (SIG), para identificação dos lançamentos de esgoto sanitários, coleta amostral em determinados pontos da lagoa, para determinação dos parâmetros de qualidade da água, dados fornecidos pela Resex e do estudo de autodepuração, através de um modelo matemático. Os pontos georreferenciados consistem de uma amostragem ao longo do trecho urbano da Lagoa de Jequiá-AL, onde há lançamentos de esgotos visíveis que estão sendo despejados diretamente na lagoa, em uma área que corresponde a todo o perímetro do centro da cidade. Os pontos apresentam diferentes intervenções antrópicas e serão monitorados nos períodos chuvosos e de estiagens, no ano de 2019, nos meses de fevereiro, maio e agosto, em quatro estações e de forma sazonal, distribuídas ao longo do trecho urbanizado da lagoa de Jequiá-AL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilka Janielli Andrade, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Estudante de Engenharia Ambiental e estagiária do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas - IMA.

Angélica Ferreira Ferreira Santos, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Estudante de Engenharia Ambiental e estagiária do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas - IMA.

Givanildo dos Santos da Silva, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Docente do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Referências

KIMURA, Solenise Pinto Rodrigues. CARACTERIZAÇÃO DE CARGA POLUENTE NA LAGOA DA FRANCESA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM. Dissertação de Mestrado. Campinas – São Paulo. Maio, 2011.

AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS. ATLAS ESGOTO - Despoluição das bacias hidrográficas. Brasília-DF, 2017.

ICMBIO. Resex Marinha Lagoa do Jequiá. Brasília-DF, 2018. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2291-resex-lagoa-do-jequia. Acesso em: 20/10/2018.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Andrade, I. J., Santos, A. F. F., & da Silva, G. dos S. (2020). ANÁLISE DA ASSIMILAÇÃO DE CARGAS POLUENTES NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA LAGOA DO JEQUIÁ, JEQUIÁ DA PRAIA-AL. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10820

Edição

Seção

Ciências Exatas