AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DOS EQUIPAMENTOS EM UMA UAN: A IMPORT NCIA DA HIGIENIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
Palavras-chave:
Análise microbiológica, Alimento seguro, Contaminação de alimentos.Resumo
Introdução: Com o desenvolvimento das cidades, aumentou a procura por uma alimentação adequada e saudável fora do lar ocasionando o crescimento dos serviços oferecidos pelas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs). A produção de refeições exige o cumprimento de normas higiênico-sanitárias e adequada higienização de equipamentos, móveis, utensílios e superfícies, a fim de evitar a contaminação dos alimento e garantir um alimento seguro ao consumidor para promoção da saúde. Objetivo(s): Este trabalho teve como objetivo realizar análise microbiológica de superfícies e equipamentos de uma UAN na cidade de Maceió-AL. Materiais e Métodos: Foram coletadas 6 amostras microbiológicas em três equipamentos selecionados, em um restaurante comercial em Maceió-AL. Das quais, foram coletadas em dois períodos distintos. Sendo três amostras na primeira coleta, onde foi realizada antes do início das atividades e as outras três amostras na segunda coleta, durante a produção e manuseio dos equipamentos. Dentre os itens selecionados foram a bancada de distribuição, o expositor de batatas e a chapa. As análises foram desenvolvidas através da técnica de swab estéreis, friccionados sobre as superfícies dos equipamentos e colocados em tubos de cultivo contendo caldo BHI (Infusão cérebro coração), mantidas e transportadas sob temperatura refrigerada. Sendo o processamento e análise realizadas no laboratório de microbiologia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). As amostras foram analisadas a partir do Teste de catalase, procedimentos de provas bioquímicas e coloração de Gram. Resultados e Discussão: Dos três equipamentos analisados somente um houve confirmação de contaminação microbiológica. Onde foi detectada, por meio de análise bioquímica, a presença da bactéria Escherichia Coli (Bacilo Gram -), na superfície da bancada de distribuição. O que indica que a superfície do equipamento estava contaminada por bactéria de origem fecal. Nas amostras coletadas da chapa não foi possível observar crescimento microbiano considerável, durante o semeio das colônias bacterianas. E por fim, não foi possível identificar a bactéria do expositor de batatas, pois foi constatado que houve contaminação das amostras. Conclusão: Através da pesquisa foi possível concluir que as condições higiênico-sanitárias dos equipamentos analisados do estabelecimento encontravam-se em condições inadequadas de higienização. O resultado confirmado revela o quanto é imprescindível o contínuo monitoramento da higienização na área de produção de alimentos, assim como, a implantação de métodos de controle e programação de higienização dos equipamentos, móveis, utensílios e superfícies. Medidas essas, extremamente necessárias, a fim de evitar possíveis riscos de contaminação cruzada dos alimentos, e, por conseguinte, garantir um alimento seguro aos seus comensais.Downloads
Referências
ABERC. Manual ABERC de Práticas de Elaboração e Serviço de Refeições para Coletividades. 8.ed. São Paulo, 2003.sd
ANVISA. Descrição dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiológicos. Mod IV, 2004. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/microbiologia/mod_4_2004.pdf>
BERNARDO, P.V.; VALENTIM, E. C. N.; OLIVEIRA, A. E. S.; RAMOS, S. A. Avaliação das Boas Práticas na Produção de Refeições na Rede Hoteleira de Belo Horizonte, MG. Cient Ciênc Biol Saúde. Belo Horizonte. 2014.
FERREIRA; Jeane, SANTOS; Gleicy. Atitudes dos consumidores na distribuição de refeições em um restaurante institucional na cidade de Salvador, BAHIA
Disponível: <http://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/viewFile/4373/3073> Acesso em: 24 març. 2018.
FERREIRA; L. Aspectos microbiológicos da polpa de pequi (Caryocar brasilience Camb): qualidade, higiene e adaptação de bactérias ao estresse ácido e isolamento de microrganismos com potencial para bioconservação. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Farmácia. Belo Horizonte, MG.
MELO, J. Restaurantes surgem para matar fome de convívio. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida14.htm> Acesso em: 22 març. 2018.
PAYNE-PALACIO, June; THEIS, Monica. Gestão de negócios em alimentação: princípios e prática. 12ª Ed. Manole, 2015.
ZANON, A. C. M; PAGNAN, M. F. Análise microbiológica de utensílios e superfícies de uma unidade de alimentação e nutrição da cidade de ARAPONGAS- PR. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes - SEMPESq - Alagoas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a Sempesq. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.