AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DOS EQUIPAMENTOS EM UMA UAN: A IMPORT NCIA DA HIGIENIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Autores

  • Mayara Martins Souza Universidade Integrada Tiradentes
  • TATIANA Costa da Silva Universidade Integrada Tiradentes

Palavras-chave:

Análise microbiológica, Alimento seguro, Contaminação de alimentos.

Resumo

Introdução: Com o desenvolvimento das cidades, aumentou a procura por uma alimentação adequada e saudável fora do lar ocasionando o crescimento dos serviços oferecidos pelas Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs). A produção de refeições exige o cumprimento de normas higiênico-sanitárias e adequada higienização de equipamentos, móveis, utensílios e superfícies, a fim de evitar a contaminação dos alimento e garantir um alimento seguro ao consumidor para promoção da saúde. Objetivo(s): Este trabalho teve como objetivo realizar análise microbiológica de superfícies e equipamentos de uma UAN na cidade de Maceió-AL. Materiais e Métodos: Foram coletadas 6 amostras microbiológicas em três equipamentos selecionados, em um restaurante comercial em Maceió-AL. Das quais, foram coletadas em dois períodos distintos. Sendo três amostras na primeira coleta, onde foi realizada antes do início das atividades e as outras três amostras na segunda coleta, durante a produção e manuseio dos equipamentos. Dentre os itens selecionados foram a bancada de distribuição, o expositor de batatas e a chapa. As análises foram desenvolvidas através da técnica de swab estéreis, friccionados sobre as superfícies dos equipamentos e colocados em tubos de cultivo contendo caldo BHI (Infusão cérebro coração), mantidas e transportadas sob temperatura refrigerada. Sendo o processamento e análise realizadas no laboratório de microbiologia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT). As amostras foram analisadas a partir do Teste de catalase, procedimentos de provas bioquímicas e coloração de Gram. Resultados e Discussão: Dos três equipamentos analisados somente um houve confirmação de contaminação microbiológica.  Onde foi detectada, por meio de análise bioquímica, a presença da bactéria Escherichia Coli (Bacilo Gram -), na superfície da bancada de distribuição. O que indica que a superfície do equipamento estava contaminada por bactéria de origem fecal. Nas amostras coletadas da chapa não foi possível observar crescimento microbiano considerável, durante o semeio das colônias bacterianas. E por fim, não foi possível identificar a bactéria do expositor de batatas, pois foi constatado que houve contaminação das amostras. Conclusão: Através da pesquisa foi possível concluir que as condições higiênico-sanitárias dos equipamentos analisados do estabelecimento encontravam-se em condições inadequadas de higienização. O resultado confirmado revela o quanto é imprescindível o contínuo monitoramento da higienização na área de produção de alimentos, assim como, a implantação de métodos de controle e programação de higienização dos equipamentos, móveis, utensílios e superfícies. Medidas essas, extremamente necessárias, a fim de evitar possíveis riscos de contaminação cruzada dos alimentos, e, por conseguinte, garantir um alimento seguro aos seus comensais.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Martins Souza, Universidade Integrada Tiradentes

Discente do curso de Nutrição

TATIANA Costa da Silva, Universidade Integrada Tiradentes

Discente do curso Nutrição

Referências

ABERC. Manual ABERC de Práticas de Elaboração e Serviço de Refeições para Coletividades. 8.ed. São Paulo, 2003.sd

ANVISA. Descrição dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiológicos. Mod IV, 2004. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/microbiologia/mod_4_2004.pdf>

BERNARDO, P.V.; VALENTIM, E. C. N.; OLIVEIRA, A. E. S.; RAMOS, S. A. Avaliação das Boas Práticas na Produção de Refeições na Rede Hoteleira de Belo Horizonte, MG. Cient Ciênc Biol Saúde. Belo Horizonte. 2014.

FERREIRA; Jeane, SANTOS; Gleicy. Atitudes dos consumidores na distribuição de refeições em um restaurante institucional na cidade de Salvador, BAHIA

Disponível: <http://revistas.unifacs.br/index.php/sepa/article/viewFile/4373/3073> Acesso em: 24 març. 2018.

FERREIRA; L. Aspectos microbiológicos da polpa de pequi (Caryocar brasilience Camb): qualidade, higiene e adaptação de bactérias ao estresse ácido e isolamento de microrganismos com potencial para bioconservação. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Farmácia. Belo Horizonte, MG.

MELO, J. Restaurantes surgem para matar fome de convívio. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/comida14.htm> Acesso em: 22 març. 2018.

PAYNE-PALACIO, June; THEIS, Monica. Gestão de negócios em alimentação: princípios e prática. 12ª Ed. Manole, 2015.

ZANON, A. C. M; PAGNAN, M. F. Análise microbiológica de utensílios e superfícies de uma unidade de alimentação e nutrição da cidade de ARAPONGAS- PR. 2012.

Downloads

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Souza, M. M., & da Silva, T. C. (2020). AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DOS EQUIPAMENTOS EM UMA UAN: A IMPORT NCIA DA HIGIENIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS. SEMPESq - Semana De Pesquisa Da Unit - Alagoas, (6). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/al_sempesq/article/view/10797

Edição

Seção

Ciências da Saúde e Biológicas