PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Autores/as

Resumen

Neste trabalho, selecionamos uma proposta de prática pedagógica utilizando, diários de aprendizagem com o apoio dos infográficos, que são textos visuais informativos produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações, vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional. Como objetivo geral deste estudo, buscamos investigar as contribuições e as potencialidades dos diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática, focando o olhar investigativo nas estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio dos infográficos, buscando refletir a partir das narrativas docentes, a concepção e o lugar ocupado pelas TDIC nas aulas de Matemática. A partir deste contexto, participaram deste estudo, 28 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), matriculados na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, nos turnos Vespertino e Noturno. O relato aqui apresentado defende a ideia de que os diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática com o apoio de infográficos podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio das TDIC, sendo possível construir espaços para ensinar e aprender Matemática pela interação, exploração do ambiente, na experimentação, na colaboração e nas narrativas docentes entre os sujeitos envolvidos neste espaço, provocando a sensação de presença digital virtual, mesmo estando fisicamente distantes, na relação entre diferentes elementos, coisas, objetos, palavras, gestos, linguagens, modos ou formas de se comportar, favorecendo nos ambientes híbridos a atividade do sujeito, o controle e a imersão, a fim de que se proporcionem espaços para reflexões no processo formativo de uma cultura emergente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Pós-Doutorado em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

OLIVEIRA, C. A. D., & AMANCIO, J. R. S. (2020). PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12295

Número

Sección

Educação e Comunicação na Cibercultura