A INTERNET E A PRODUÇÃO DE DISPUTAS NO CAMPO DO SABER INSTITUCIONAL

Autores/as

  • lucas de oliveira carvalho

Palabras clave:

saberes, poder, poder disciplinar, poder de controle, mídias virtuais, internet.

Resumen

Almeja-se discutir nesse artigo como a internet e as mídias virtuais têm tensionado as relações de saber/poder na educação e como isso tem interferido na forma de operação das instituições escolares. Traremos para esse debate como forma de argumentação uma análise relacionada à “escola sem partido” e seus mecanismos de vigilância e captura através da internet, bem como uma discussão em torno do ensino domiciliar (homeschooling) como resultado desse processo de questionamento sobre a legitimidade das instituições escolares de terem controle sobre o ensino. Para essa reflexão sobre esse momento de transformação na educação no âmbito das relações de poder e de saber. Usaremos alguns conceitos filosóficos como o de sociedade disciplinar de Michel Foucault e de sociedade de controle de Gilles Deleuze.

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Biografía del autor/a

lucas de oliveira carvalho

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS/SE).Graduado em história pela Universidade Tiradentes (2010), possui especialização em Ensino de História : Novas Abordagens pela Faculdade São Luis de França(2011) , onde trabalhei com história africana e afro brasileira dentro dos livros didáticos e outros temas referentes à área . Atualmente membro participante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades ( GPECS/UFS/CNPq) coordenado pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens da Universidade Federal de Sergipe - UFS, colaborando com os debates e projetos desenvolvidos pelo grupo . Tem interesse pelas seguintes áreas: História , Filosofia, Educação, Sociologia, Antropologia.

Citas

Referências:

CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: Uma tentativa de colocar ordem no debate. In: Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 1ªed., 2010.

DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Trad. Peter Pál Pelbart, São Paulo: ed.34, 2ªed.2010.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão – São Paulo: Martins Fontes,4ºed (coleção tópicos). 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70. 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 6ª ed., 2017.

Publicado

2020-04-13

Cómo citar

de oliveira carvalho, lucas. (2020). A INTERNET E A PRODUÇÃO DE DISPUTAS NO CAMPO DO SABER INSTITUCIONAL. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12278

Número

Sección

Educação e Comunicação na Cibercultura