PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste trabalho, selecionamos uma proposta de prática pedagógica utilizando, diários de aprendizagem com o apoio dos infográficos, que são textos visuais informativos produzidos com informações verbais e não verbais como imagens, sons, animações, vídeos, hiperlinks, entre outros, em uma mesma forma composicional. Como objetivo geral deste estudo, buscamos investigar as contribuições e as potencialidades dos diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática, focando o olhar investigativo nas estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio dos infográficos, buscando refletir a partir das narrativas docentes, a concepção e o lugar ocupado pelas TDIC nas aulas de Matemática. A partir deste contexto, participaram deste estudo, 28 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), matriculados na disciplina Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática 2, nos turnos Vespertino e Noturno. O relato aqui apresentado defende a ideia de que os diários de aprendizagem de professores que ensinam Matemática com o apoio de infográficos podem contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem a partir de estratégias didáticas que se configuram para a sistematização do conhecimento entre professor e alunos por meio das TDIC, sendo possível construir espaços para ensinar e aprender Matemática pela interação, exploração do ambiente, na experimentação, na colaboração e nas narrativas docentes entre os sujeitos envolvidos neste espaço, provocando a sensação de presença digital virtual, mesmo estando fisicamente distantes, na relação entre diferentes elementos, coisas, objetos, palavras, gestos, linguagens, modos ou formas de se comportar, favorecendo nos ambientes híbridos a atividade do sujeito, o controle e a imersão, a fim de que se proporcionem espaços para reflexões no processo formativo de uma cultura emergente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-13
Como Citar
OLIVEIRA, C. A. D., & AMANCIO, J. R. S. (2020). PAPOS, VIELAS E QUEBRADAS: DIÁRIO DE APRENDIZAGEM COM O APOIO DOS INFOGRÁFICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12295
Edição
Seção
Educação e Comunicação na Cibercultura
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.