A INTERNET E A PRODUÇÃO DE DISPUTAS NO CAMPO DO SABER INSTITUCIONAL

Autores

  • lucas de oliveira carvalho

Palavras-chave:

saberes, poder, poder disciplinar, poder de controle, mídias virtuais, internet.

Resumo

Almeja-se discutir nesse artigo como a internet e as mídias virtuais têm tensionado as relações de saber/poder na educação e como isso tem interferido na forma de operação das instituições escolares. Traremos para esse debate como forma de argumentação uma análise relacionada à “escola sem partido” e seus mecanismos de vigilância e captura através da internet, bem como uma discussão em torno do ensino domiciliar (homeschooling) como resultado desse processo de questionamento sobre a legitimidade das instituições escolares de terem controle sobre o ensino. Para essa reflexão sobre esse momento de transformação na educação no âmbito das relações de poder e de saber. Usaremos alguns conceitos filosóficos como o de sociedade disciplinar de Michel Foucault e de sociedade de controle de Gilles Deleuze.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

lucas de oliveira carvalho

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS/SE).Graduado em história pela Universidade Tiradentes (2010), possui especialização em Ensino de História : Novas Abordagens pela Faculdade São Luis de França(2011) , onde trabalhei com história africana e afro brasileira dentro dos livros didáticos e outros temas referentes à área . Atualmente membro participante do Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividades ( GPECS/UFS/CNPq) coordenado pela Profa. Dra. Dinamara Garcia Feldens da Universidade Federal de Sergipe - UFS, colaborando com os debates e projetos desenvolvidos pelo grupo . Tem interesse pelas seguintes áreas: História , Filosofia, Educação, Sociologia, Antropologia.

Referências

Referências:

CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: Uma tentativa de colocar ordem no debate. In: Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 1ªed., 2010.

DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Trad. Peter Pál Pelbart, São Paulo: ed.34, 2ªed.2010.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão – São Paulo: Martins Fontes,4ºed (coleção tópicos). 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70. 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 6ª ed., 2017.

Downloads

Publicado

2020-04-13

Como Citar

de oliveira carvalho, lucas. (2020). A INTERNET E A PRODUÇÃO DE DISPUTAS NO CAMPO DO SABER INSTITUCIONAL. II Encontro Regional Norte-Nordeste Da ABCiber, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/abciber/article/view/12278

Edição

Seção

Educação e Comunicação na Cibercultura