A INTERNET E A PRODUÇÃO DE DISPUTAS NO CAMPO DO SABER INSTITUCIONAL
Palavras-chave:
saberes, poder, poder disciplinar, poder de controle, mídias virtuais, internet.Resumo
Almeja-se discutir nesse artigo como a internet e as mídias virtuais têm tensionado as relações de saber/poder na educação e como isso tem interferido na forma de operação das instituições escolares. Traremos para esse debate como forma de argumentação uma análise relacionada à “escola sem partido” e seus mecanismos de vigilância e captura através da internet, bem como uma discussão em torno do ensino domiciliar (homeschooling) como resultado desse processo de questionamento sobre a legitimidade das instituições escolares de terem controle sobre o ensino. Para essa reflexão sobre esse momento de transformação na educação no âmbito das relações de poder e de saber. Usaremos alguns conceitos filosóficos como o de sociedade disciplinar de Michel Foucault e de sociedade de controle de Gilles Deleuze.Downloads
Referências
Referências:
CHARLOT, Bernard. Educação e Globalização: Uma tentativa de colocar ordem no debate. In: Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 1ªed., 2010.
DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). Trad. Peter Pál Pelbart, São Paulo: ed.34, 2ªed.2010.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão – São Paulo: Martins Fontes,4ºed (coleção tópicos). 2005.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70. 2013.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Organização, Introdução e Revisão Técnica de Roberto Machado. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 6ª ed., 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem a este evento concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo ao evento colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência. c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.