NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS

Authors

  • Valdicleide Teixeira Santos UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • José Tiago Vieira Dantas Santos Universidade Tiradentes
  • Bruno Aparecido Molina Universidade Tiradentes
  • Claudemir de Souza Santos Universidade Tiradentes

Keywords:

Criança, Atividade Física, índice de Massa Corporal.

Abstract

INTRODUÇÃO: A diminuição dos níveis de atividade física leva a um aumento consequente de um maior acúmulo da adiposidade corpórea (PINHO. PETROSKI, 1997). Com os avanços tecnológicos da sociedade moderna, algumas das crianças e dos adolescentes têm se tornado nas últimas décadas mais sedentárias, incrementando problemas como a obesidade (MATSUDO et al, 1998). A escola tem uma função de socialização considerável e, nesse momento da vida, uma importância lúdica fundamental (GONÇALVES et al, 2007). O início da adolescência é marcado por um aumento acelerado no peso e na estatura (FILHO. TOURINHO, 1998). A promoção da prática regular possibilitará aos indivíduos o usufruto dos benefícios sobre a saúde, tanto a curto como a longo prazo (SILVA, 2000). OBJETIVOS: Verificar o nível de atividade física em crianças de 08 a 13 anos de idade e associar o Índice de Massa Corporal (IMC) ao nível de atividade física em uma escola municipal na cidade de São Cristóvão, Sergipe. METODOLOGIA: Para a avaliação do nível de atividade física foi utilizado o PAQ-C (Validado por GUEDES e GUEDES, 2015). Com 13 questões direcionada a dimensionar distintos aspectos a prática de atividade física nos últimos 7 dias. Foi utilizado para a medida de peso uma balança digital e para medir a estatura foi utilizado fita métrica fixada a parede. Em seguida foi calculado o IMC de 10 alunos. Para a análise dos dados foi utilizado o teste do Qui-quadrado por meio de software SPSS (v. 23), levando em consideração o p>0,05. RESULTADOS: Através dos dados coletados, sendo que ao todo 10 crianças foram avaliadas, 20% delas apresentaram IMC relativo ao sobrepeso, segundo a tabela de classificação da OMS. O valor do teste Qui-quadrado, para comparação do IMC com NAF foi de 0,625 (p=0,622), não sendo observadas diferenças estatisticamente significativas. CONCLUSÃO: Conforme os parâmetros, analisados acima, conclui-se que, mesmo não havendo significativamente um resultado estatístico, devido às dificuldades de coleta de dados, mesmo assim houve uma análise de que o sedentarismo e o sobrepeso se faz presente em grande constância na vivência escolar do município, sendo ainda que, não há espaços para a prática de atividades físicas escolares, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento na vida dos alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

PINHO, R. A. PETROSKI, E.L. Nível de Atividade Física em Crianças. Santa Catarina, rev. Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.2, n. 3, p. 67-79, 1997.

MATSUDO, S.M.M. et al. Nível de atividade física em crianças e adolescentes de diferentes regiões de desenvolvimento. São Caetano do Sul, rev. bras. atividade física e saúde , v.3, n.4, p.14-26, 1998.

GONÇALVES, et al. Fatores socioculturais e nível de atividade física no início da adolescência. Pelotas, rev. Panam Salud Publica, v.22, n.4, p. 246-253, 2007.

SILVA, R. C. R. S. MALINA, R. M. Nível de atividade física em adolescentes do município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública, v.16, n.4, p. 1091-1097, out./dez. 2000.

FILHO, H.T. TOURINHO, L. S. P. R. Crianças, adolescentes e atividade física: Aspectos maturacionais e funcionais. São Paulo, rev. Paulista de educação física, v.12, n.1, p. 71-84, jan./jun. 1998.

GUEDES, D. P. GUEDES, J.E.R.P. Medida a atividade física em jovens brasileiros: Reprodutibilidade e validade do PAQ-C e do PAQ-A, São Paulo, vol.21, n.6, pág. 425-432, nov/dez, 2015.

Published

2016-11-23

How to Cite

Santos, V. T., Santos, J. T. V. D., Molina, B. A., & Santos, C. de S. (2016). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2558

Issue

Section

Resumo - Educação Física