Alteração da composição corporal, capacidade funcional e glicemia de jejum em idosas
Palavras-chave:
composição corporal, envelhecimento, capacidade funcional, idosas, parâmetros antropométricos, glicemia de jejum.Resumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento ou senescência caracteriza-se pela redução progressiva de reserva funcional do indivíduo, tal situação quando associada a alguma condição patológica denomina-se senilidade. Do ponto de vista biológico e fisiológico, o envelhecimento altera a composição corporal, ou seja, há redução progressiva e acentuada da massa muscular esquelética e aumento do tecido adiposo. Associado a isto, há aumento da ocorrência de sarcopenia consequente redução da capacidade funcional assim como aumento do estresse oxidativo e processo inflamatório. Concomitantemente, no envelhecimento há produção de citocinas pró-inflamatórias pelos adipócitos ativos as quais interferem no metabolismo da glicose aumentando a resistência insulínica (RI). OBJETIVOS: Avaliar a composição corporal, a força muscular, o desempenho físico e relacioná-los com níveis séricos da glicemia de jejum de idosas. METODOLOGIA: Estudo analítico, observacional e transversal realizado com 42 idosas de um grupo religioso de Aracaju/SE. Foram avaliadas as variáveis antropométricas (peso; estatura; dobra cutânea tricipital; circunferências do braço, da cintura, da panturrilha, muscular do braço; e área muscular do braço), capacidade funcional por meio de testes de força muscular (dinamometria) e desempenho físico (Timed Up and Go Test), e glicemia de jejum. As idosas foram distribuídas em dois grupos etários: G1 (60 a 69 anos) e G2 (70 a 79 anos). Utilizou-se o teste-T student para comparação entre os grupos e a correlação linear de Pearson entre as variáveis estudadas. Adotou-se o nível de significância de 5%. RESULTADOS: Observou-se entre os grupos etários uma diferença significativa do peso corporal (p=0,05), da estatura (p=0,01), da dobra cutânea triciptal (p=0,04), bem como da força da preensão palmar (p=0,01) e do desempenho físico (p<0,001). Este último correlacionou-se negativamente com todas as variáveis antropométricas, com exceção da área muscular do braço corrigida. Dentre os principais desvios do estado nutricional, a eutrofia (44,8%) e sarcopenia (27,6%) foram as mais prevalentes. Quanto à glicemia de jejum, observou-se que 48,3 % das idosas possuem tolerância à glicose reduzida. CONCLUSÃO: O envelhecimento está associado à redução de parâmetros antropométricos, da força muscular, do desempenho físico e da tolerância à glicose.Downloads
Referências
BERNARDO, S.C. Estado Nutricional dos Idosos que Frequentam os Centros de Dia e Centros de Convívio do Concelho de Paços de Ferreira. 63 p. Dissertação (Mestrado em Nutrição Clínica). Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em Nutrição Clínica. Porto, Portugal, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Caderno de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasil, Brasília, 2007. 192 p.
CABRAL, A.L.L. Tradução e validação do Teste Timed Up and Go e sua correlação com diferentes alturas da cadeira. 2011. 101 p. Dissertação ( Mestrado do Programa de Pós Graduação “Stricto Sensu” em Gerontologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília.
MOTA, J.F. Determinantes antropométricos, dietéticos, bioquímicos e físicos (aptidões aeróbia e muscular) da resistência insulínica.78 p. Fevereiro, 2007. Dissertação (Pós-graduação em Patologia). Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista- UNESP. Botucatu, São Paulo, Brasil.
OLIVEIRA, de P.A. Cap. Sarcopenia. . In: MAGNONI, Daniel; CUKIER, Celso; - OLIVEIRA, Patrícia Amante de. Nutrição na Terceira Idade. São Paulo: Sarvier, Cap. 21, 2010. P. 168173.
PIERINE DT, NICOLA M, OLIVEIRA E.P. Sarcopenia: alterações metabólicas e consequências no envelhecimento. Revista brasileira de Ciência e Movimento. v.17.n.3, p: 96-103. Maio/ Novembro. 2009.
SCHRAGER, M.A.; METTER, E.J.; SIMONSICK, E.; BLE, A.; LI, S.B.; LAURETANI, F; FERRUCCI, L. . Sarcopenic obesity and inflammation in the InCHIANTI study. Journal of Applied Physiology . v. 102, n. 3, p. 919-925, 2007.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015. Org. OLIVEIRA, J.E.P. DE; VENCIO, S. São Paulo, 2015.