EXERCÍCIO FÍSICO X OBESIDADE
Palavras-chave:
OBESIDADE, ADOLESCENTE, EXERCÍCIO FÍSICOResumo
INTRODUÇÃO: A obesidade é considerada doença universal de prevalência crescente e hoje assume caráter epidemiológico, como o principal problema de saúde pública na sociedade moderna. O indivíduo é considerado obeso quando a quantidade de gordura relativa à massa corporal se iguala ou excede a 30% em mulheres e a 25% em homens e a obesidade grave é caracterizada por um conteúdo de gordura corporal que exceda 40% em mulheres e 35% em homens. OBJETIVOS: Analisar os resultados da prática de exercício físico em crianças com obesidade. METODOLOGIA: O presente estudo foi revisado com base na literatura de artigos publicados no Google acadêmico, tendo como tema a obesidade infantil e o treinamento físico. RESULTADOS: Segundo RENATA (2004), nos exercícios aeróbios, a massa corporal total diminuiu 1,5% e nos exercícios anaeróbios, 3,7%. Foi observado nos resultados pós-exercício aumento significante estatisticamente na massa magra e diminuição na massa gorda. ROSANE (2008), se tratando do processo de perda de peso ponderal torna-se eficientemente mais favorecido quando os dois tipos de exercícios, aeróbios e anaeróbios, são utilizados em conjunto, neste sentido, um minimiza as pequenas deficiências do outro (em relação ao metabolismo de gordura), e os resultados são substancialmente melhores. Para BRACCO (2003), a idade escolar é o melhor período para o desenvolvimento da aptidão física e para adoção de um estilo de vida ativo, que pode ser mantido na vida futura, além dos benefícios diretos, o aumento da atividade física diária nas escolas primárias pode manter ou mesmo melhorar o desempenho acadêmico. FIGUEIREDO (2011) diz, na aptidão física (AptF), um número elevado de alunos, sempre superior a 50%, é considerado inapto fisicamente, e, não se situa na zona saudável de aptidão em todos os testes. Os meninos com sobrepeso são mais aptos que as meninas do mesmo “status”.
CONCLUSÃO: De acordo com os estudos analisados, ficou em evidencia a importância da atividade física no processo de desenvolvimento fisiológico e morfológico do ser humano ainda quando adolescente.