USO PEDAGÓGICO DO INSTAGRAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BÁSICA NA PANDEMIA DA COVID – 19

Autores

Palavras-chave:

Formação de professor, Instagram, TDIC, Rede social

Resumo

O processo de comunicação mediado pelas tecnologias digitais tem mudado ao longo dos tempos. Essas mudanças, na Pandemia da COVID -19, foram evidenciadas, pois estas tecnologias têm nos auxiliado a conviver com suas restrições sociais. A forma como nos comunicamos, trabalhamos, aproveitamos o nosso tempo de lazer, organizamos a nossa vida, e obtemos conhecimento e informação passou a ser realizada no mundo digital. Desta forma, a Oficina intitulada "O Uso Pedagógico do Instagram”, realizada pelo Sergipe Parque Tecnológico -SergipeTec em parceria com o Grupo de Estudo, Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade - Geces da Universidade Tiradentes teve como objetivo proporcionar a professores da Educação Básica do município de São Cristóvão possibilidades de letramento midiático, com uso pedagógico da rede social Instagram. Metodologicamente, faz uso da abordagem multirreferencial, que pretender compreender os fenómenos sociais, princiaplemente no que tange as questões educuacionais. A oficina foi oferecida para um total de 32 professores, divididas em duas turmas, desenvolvida no cenário on-line pelo aplicativo Google Meet, mostrando o Instagram, como dispositivo pedagógico que promove, motiva e cria condições para o desenvolvimento de competências de letramento digital de crianças e adolescentes para além dos conteúdos. Os resultados demonstram que diante dos inúmeros recursos do aplicativo, o Instagram permite um fluxo intenso de interações e possibilidades de ensino-aprendizagem. Hoje, durante a pandemia da COVID-19, podemos inferir que o Instagram passa a ser um recurso de interatividade e produção de conteúdo para as aulas, acontecendo de forma remota, em que alunos e professores necessitam buscar, cada vez mais formas de interação e aproximação na sociedade do digital. 

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Biografia do Autor

sheilla costa dos santos, IFS

Arquitetura e urbanismo

Referências

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

dos santos, sheilla costa, Menezes, A. S. de J., & Linhares, R. N. (2021). USO PEDAGÓGICO DO INSTAGRAM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCACAO BÁSICA NA PANDEMIA DA COVID – 19. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14861

Edição

Seção

GT 4 - Educação, Comunicação e Práticas de Multiletramento