COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Competição, Pontes de Espaguete, Ensino Médio., Matemática, Física.

Resumo

Nesse artigo apresenta-se um relato de experiência sobre uma proposta didática para o ensino de matemática e física, desenvolvida com professores e estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Trata-se de um recorte de uma proposta interdisciplinar idealizada por docentes e discentes dos cursos de Engenharia Civil, Matemática e Física de uma Universidade localizada na região sul do Brasil, desenvolvida em quatro escolas de ensino médio, particulares e públicas, envolvendo professores de matemática e física dessas escolas e a participação ativa dos seus estudantes. Nesse artigo são apresentados resultados parciais obtidos em uma dessas escolas, na qual foram realizadas duas competições internas. O processo envolveu o projeto estrutural e ensaio de pontes de espaguetes, de modo a verificar qual equipe idealizou, projetou e construiu a ponte de espaguetes, conforme normas pré-estabelecidas, que resistisse ao maior peso aplicado. O objetivo didático constituiu-se em promover ambientes de aprendizagem que estimulassem a aprendizagem significativa de matemática e física por meio do desenvolvimento de um projeto da área tecnológica. Os resultados indicam que ao se propiciar a aplicação de conceitos teóricos, previamente abordados nas disciplinas de matemática e física, em uma situação prática, as competições favoreceram o processo de ensino, pois além de  despertar o interesse dos estudantes, também possibilitaram a ressignificação de conceitos e aprendizagem significativa desses.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino e Aprendizagem; Competição; Pontes de Espaguete; Ensino Médio.; Matemática; Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1992), mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP/São Carlos, 1995) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCEM), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/Porto Alegre, 2018). É professora Titular II da Área de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF)/RS/BR. Atua com pesquisa nas linhas de ensino e aprendizagem de matemática com uso de TIC, modelagem matemática, otimização e lógica matemática. Também atua em projeto de extensão na área de ensino de ciências e matemática.

Rosângela Salles dos Santos, Universidade de Passo Fundo, RS, BR

Possui graduação em Educação Artística – Habilitação em Desenho, Bacharelado em Desenho, graduação em Matemática – Licenciatura Plena, Especialização em Matemática e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004). Atualmente é professora da Escola Estadual de Ensino Médio Adelino Pereira Simões e professora Adjunto I da Universidade de Passo Fundo. Coordena o projeto de pesquisa: Uma metodologia para estudo de padrões fractais aplicáveis na Arquitetura e Urbanismo e Design. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática, ensino de matemática, geometria fractal e Desenho Técnico.

Moacir Kripka, Universidade de Passo Fundo, RS, BR

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1986), especialização em estruturas também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (1990), doutorado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC/USP (1998) e Pós-doutorado (Professor Visitante) no Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto da Universidade Politécnica de Valência, Espanha - ICITECH/UPV, em 2018. Professor Titular da Universidade de Passo Fundo, foi Coordenador do Curso de Engenharia Civil (de 1991 a 1994 e de 1998 a 2000) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (de 2009 a 2013). Editor da Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas - CIATEC/UPF. Editor Acadêmico do Journal of Advances in Civil Engineering. Membro do Conselho Editorial do Journal of Advances in Computational Design e do International Journal of Structural Glass and Advanced Materials Research. Avaliador de Cursos de Graduação Basis/INEP/MEC desde 2007. Presidente do Conselho Administrativo da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo de 2015 a 2020. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos temas de otimização e análise estrutural.

Referências

AUSUBEL, D. P. The Psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton, 1963.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

CNI. Inova Engenharia: Propostas para Modernização da Educação em Engenharia no Brasil, IEL.NC, SENAI.DN, Brasília, 2006.

GIORGETTI, M. F.; WINDLIN, F. L; PETRONI, C. E G; STRECK NETO, R. Design Contest, an Educational Alternative. In: Frontiers in Education Conference 2005, Indianapolis. Proceedings… Pittsburgh: University of Pittsburgh, vol. 1, 2005.

KRIPKA, R. M. L.; KRIPKA, M.; PEREZ, C. A. S.; MEDEIROS, G. F.. Projeto interdisciplinar uma ponte para o futuro: competição de pontes de espaguete em escolas de ensino médio. Cataventos, v. 1, p. 1-18, 2011

MOREIRA, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/>. Acesso em: 20 set. 2016.

PRAVIA, Z.M.C.; KRIPKA, M.; MESACASA JR, E.C.; MEDEIROS, G.F.; STUMPF, D.D.; DIAS, M.M. Competição para Ensino e Extensão: o caso da Competição de Pontes de Espaguete da Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ensino De Engenharia, São Paulo. Anais... São Paulo, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio - 2011-2014. Porto Alegre, out/nov, 2011. 36p. Disponível em: < http://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf >. Acesso em 11 mai. 2017.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Kripka, R. M. L., Santos, R. S. dos, & Kripka, M. (2021). COMPETIÇÕES DE PONTES DE ESPAGUETE: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14817

Edição

Seção

GT 9 - Educomunicação e Práticas Sociais