REFLEXÕES SOBRE AS BARREIRAS DE ACESSO AO ENSINO EMERGENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

Palavras-chave:

Educação à distância, Covid-19, Desigualdade de Acesso à Internet.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre as barreiras de acesso ao ensino emergencial em tempos pandêmicos. Metodologicamente o trabalho adota os moldes de ensaio teórico, fundamentando-se em uma revisão bibliográfica com base na literatura nacional e internacional. Do estudo empreendido, é possível constatar que existem muitos obstáculos para a realização das aulas remotas emergenciais, pois diversos fatores como desigualdade social e a ausência de investimento do poder público em capacitação para professores com tecnologia utilizada para a Educação a Distância (EaD), estão entre os problemas do “novo normal”. Sendo assim, a pandemia revelou dificuldades que já existiam no sistema educacional brasileiro, dado que eram desprezadas por grande parte da sociedade e também pelos órgãos responsáveis pela Educação no país. Conclui-se que para entender este momento, é preciso iniciar discussões que afligem o cenário da Educação há décadas. Como também ressignificar o processo de inserção escolar que sempre foi nítido pelas profundas desigualdades e interesses demonstrados para além do verdadeiro sentido da Educação que é um ensino democrático.

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Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Psicologia - Universidade Tiradentes (UNIT); Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Psicologia – Universidade Complutense de Madrid (UCM); Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) - Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, SE, Brasil.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Pereira, M. D., & Silva, J. P. da. (2021). REFLEXÕES SOBRE AS BARREIRAS DE ACESSO AO ENSINO EMERGENCIAL EM TEMPOS PANDÊMICOS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14800

Edição

Seção

GT 3 - Educação, Comunicação em EaD