A RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO PARA O DIÁLOGO CRÍTICO E AUTONOMIA NO AMBIENTE DIGITAL

Autores

  • MARLTON FONTES MOTA UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Leticia Barbosa de Gois Universidade Tiradentes
  • Alicia Macedo Santana Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Autonomia. Comunicação. Digital. Educação. Paulo Freire.

Resumo

A comunicação, em tempos de tecnologias digitais, aproximou culturas e mesclou a linguagem por mediação, criando aparatos que possibilitaram ao sujeito o protagonismo efervescente das narrativas dialógicas em rede, nos ecossistemas virtuais. Enquanto o mundo se permitiu a interligação através de linguagens, culturas, signos, informações e conhecimento nas vias do ciberespaço, um processo de natural autonomia e protagonismo dos usuários dessas redes virtuais se desenvolvia, sob um emaranhado de experiências, sociabilidades e compartilhamentos em tempo presente. A percepção sobre a liberdade do indivíduo no espaço virtual e a sua interligação com a proposta de interferência mediadora das práticas educativas, a partir da problematização crítica resultante dos movimentos de aprendizado promovido pela ação do próprio sujeito, tornou-se uma necessidade estruturante da educação. Nessa perspectiva, o texto propõe uma abordagem sobre o papel da educação, sob o dialógico crítico e libertador freiriano como um diferencial contributivo para uma aprendizagem significativa no ambiente digital. Aplicou-se, para o alcance do seu objeto, a pesquisa qualitativa, fazendo uso do método exploratório com espeque na pesquisa bibliográfica e documental sobre os ensinamentos teóricos de Paulo Freire. A pesquisa concluiu que promover uma educação contributiva nas vias digitais para a formação de uma consciência crítica e reflexiva como prática dialógica libertadora é ressignificar a autonomia do sujeito num permanente movimento de inquietação indagadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARLTON FONTES MOTA, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutorando em Educação PPDE-Unit; Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Processual Civil pela Associação Educacional Unyahna-BA e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-SE. Atualmente é professor da Graduação e da Pós Graduação do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-SE.

Leticia Barbosa de Gois, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes de Sergipe; Pesquisadora atuante na área da Educação, Comunicação e Tecnologia.

Alicia Macedo Santana, Universidade Tiradentes

Graduanda em Direito pela Universidade Tiradentes, 8º período; atuante no grupo de estudos "Arte, Educação e Direito", com o Orientador Marlton Fontes Mota e vinculada a Iniciação Científica com o projeto "A Alfabetização através da tecnologia digital nas escolas de Ensino Médio, Privadas e Públicas do Estado de Sergipe: Um levantamento sobre os programas e resultados apresentados nos últimos cinco anos"; com o orientador: Marlton Fontes Mota. Interessada na área de Direito Humanos e Garantias Fundamentais.

Referências

BARBERO, Jesús-Martín. A comunicação na educação. VASSALO DE LOPES, Maria Immacolata; MELO, Dafne (trad). São Paulo: Contexto. 2014.

BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos: transformações no terceiro milênio. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

BERARDI, Franco (Bifo). A fábrica da infelicidade: trabalho cognitivo e crise na new economy. Rio de Janeiro: DP&A. 2005.

BUCKINGHAM, David (2006): “La educación para los medios en la era de la tecnología digital”. Ponencia para el congreso del decimo aniversario de MED “La sapienza di comunicare”, Roma. Disponível em: <http://ubatic.rec.uba.ar/blog/la-educaci%C3%B3n-para-los-medios>. Acesso em: 05 jan. 2021.

CAEIRO, Domingos. Prefácio. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

COUTO, Edvaldo Souza; SILVA, Raphaelle Nascimento. Aprendizagens personalizadas na era das conectividades: ler e escrever em telas. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017

CRUZ, Natalia. Pós-modernidade. 2019. Disponível em: <https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/pos-modernidade>. Acesso em: 10 jan. 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 46. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 60. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 65. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018o.

FREIRE, Paulo; FREIRE, Nita; OLIVEIRA, Walter Ferreira de. Pedagogia da solidariedade. 3. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018s.

LINHARES, Ronaldo Nunes; CHAGAS, Alexandre Meneses. Aprendizagem no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In. PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Ambientes de aprendizagem digitais em ecossistemas educativos. (in) PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António. Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: EDUNIT, 2017.

SOUZA, Cláudio Reynaldo Barbosa de; RIBEIRO; Núbia Moura. Educação profissional: o desafio para o desenvolvimento do país. (in) SAMPAIO, Renelson R.; SOUZA, Reynaldo B de; SILVA, Rogério Flores da. Construção do conhecimento em organizações na perspectiva das redes sociais. Série Compartilhando Saberes. vol.1. Salvador: Eduneb; Fieb. 2013.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

MOTA, M. F., de Gois, L. B., & Santana, A. M. (2021). A RESIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO PARA O DIÁLOGO CRÍTICO E AUTONOMIA NO AMBIENTE DIGITAL. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14770

Edição

Seção

GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire