Olimpíada Filosófica: análise crítica da narrativa de vídeos produzidos por estudantes do ensino médio

Autores

  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Messias Goss Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Comunicação, Educação, Audiovisual, Ensino Médio, Filosofia.

Resumo

A valorização das vivências conduz o aluno ao protagonismo na aprendizagem. O padrão de que o professor fala e o discente apenas escuta costuma ser apontado como um gatilho de afastamento do jovem da escola. Por outro lado, o uso do audiovisual pode ser uma forma de reverter isso. O cinema pode ampliar a função social da escola de produzir cultura. Em Curitiba, a Olimpíada Filosófica promove uma mostra de vídeos de estudantes do ensino médio produzidos nas aulas de Filosofia. A análise crítica da narrativa, proposta por Motta, tende a ser um instrumento para análise dos vídeos, que revelam o refinamento do olhar para diferentes aspectos da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Estudos Literários (UFPR), professor adjunto do curso de Comunicação da UFPR, professor do PPGCOM-UFPR, vice-líder do Grupo de Pesquisa Click.

Juliana Messias Goss, Universidade Federal do Paraná

Mestra em Comunicação - Formações Socioculturais no PPGCOM-UFPR, Jornalista, pesquisadora no Grupo Click.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam (coord.). Escolas inovadoras: experiências bem-sucedidas em escolas públicas. Brasília: Unesco, Ministério da Educação, 2004.

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.

ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: Introdução ao Jogo e suas Regras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BAUMAN, Zygmunt, MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.

CARRANO, Paulo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2013.

COUTINHO, Clara; LISBOA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. 18, n. 1, p. 5-22, 2011.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e ensino médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. São Paulo: Editora Autêntica, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013

GAIDARGI, Alessandra. Educação para as mídias no ensino médio: Perspectivas para o Século XXI. São Paulo, 2019.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua 2018: educação avança no país, mas desigualdades raciais e por região persistem. Brasília, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/24857-pnad-continua-2018-educacao-avanca-no-pais-mas-desigualdades-raciais-e-por-regiao-persistem>. Acesso em: 29 jul. 2019.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados e resumos Censo Escolar 2019. Brasília, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos> Acesso em: 4 jan. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora UNB, 2013.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2018.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Fernandes, J. C., & Goss, J. M. (2021). Olimpíada Filosófica: análise crítica da narrativa de vídeos produzidos por estudantes do ensino médio. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14763

Edição

Seção

GT 8 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação