DESENOLVIMENTO DE ESCALA PILOTO AVALIATIVA PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA IMPORTÃNCIA PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL

Autores

  • Maria Victória de Araujo Lira Universidade Tiradentes
  • Davi Augusto dos Santos Soares
  • Angélica de Fátima Piovesan Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Altas Habilidades, Escala, Superdotação

Resumo

Superdotação ou altas habilidades é a classificação dada aos sujeitos que possuem habilidade acima da média, seja ela específica ou geral, que pode ser desenvolvida em determinados momentos da vida. Segundo essa teoria, a análise da superdotação deve ser o resultado da interação de três aspectos, sejam eles: Habilidades Acima da Média, Envolvimento com a Tarefa e Criatividade. Dessa forma, a criação de instrumentos para identificação de alunos com indicativos de altas habilidades é de grande importância para a diminuição de um sofrimento psíquico e social. O seguinte estudo teve o objetivo de Desenvolver uma Escala piloto do tipo Linkert para ser aplicada em alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação, com o intuito de auxiliar  do processo de identificação do público com altas habilidades visando uma melhoria na identificação de estudantes com indicativo de superdotação para que seja possível uma melhora no seu plano de desenvolvimento de suas capacidades.

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Biografia do Autor

Maria Victória de Araujo Lira, Universidade Tiradentes

Estudante do 10° período de Psicologia na Univerisidade Tiradentes

Davi Augusto dos Santos Soares

Estudante de Psicologia na Universidade Tiradentes

Angélica de Fátima Piovesan, Universidade Tiradentes

Doutora em educação, especialista em neurociência e coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Lira, M. V. de A., Soares, D. A. dos S., & Piovesan, A. de F. (2021). DESENOLVIMENTO DE ESCALA PILOTO AVALIATIVA PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E SUA IMPORTÃNCIA PARA O CENÁRIO EDUCACIONAL. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14761

Edição

Seção

GT 7 - Educação, Comunicação e Práticas Inclusivas