Analfabetismo de imigrantes na região colonial italiana do RS (1875-1930): breves reflexões

Autores

Palavras-chave:

Analfabetismo, Imigrantes italianos (Educação), História da Educação e imigração.

Resumo

O trabalho objetiva discutir o analfabetismo de imigrantes italianos na região colonial italiana do Rio Grande do Sul (RCI), no recorte temporal que corresponde de 1875 a 1930. Para tal, os procedimentos teórico-metodológicos são oriundos da História da Educação e da História Cultural. Na trajetória, foi introduzida a temática, seguida pela reflexão do contexto italiano e brasileiro, também foi necessária uma revisão de literatura do analfabetismo de imigrantes na RCI e por fim, discutiu-se quem seriam os analfabetos da época. Da investigação, que é inacabada, concluiu-se ser imprescindível a acepção de duas vertentes ao optar pela temática, tanto do ponto de vista técnico como pela representação, percebeu-se também divergências entre os autores quanto à veracidade dos imigrantes serem alfabetizados, e pôr fim a discussão do analfabetismo trouxe à luz questões temporais e espaciais do conceito, de políticas sociais e de um necessário aprofundamento para a conclusão da investigação.

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Publicado

2021-04-23

Como Citar

Ciconetto Bernardi, M. (2021). Analfabetismo de imigrantes na região colonial italiana do RS (1875-1930): breves reflexões. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/14720

Edição

Seção

GT 5 - Educação, Comunicação, Informação, Direitos Humanos e Cidadania