A interdisciplinaridade implícita na pedagogia e obras de Paulo Freire

Autores

  • Davilene Souza Santos UFBA
  • Adriana Serafim de Souza Universidade de Pernambuco - UPE.
  • Flávia Goulart Mota Garcia Rosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Pedagogia, Paulo Freire.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar nas obras e na pedagogia de Paulo Freire o seu caráter interdisciplinar, tendo em vista o quanto inovador e revolucionário foram os métodos adotados pelo pesquisador no âmbito da alfabetização de jovens e adultos, em especial ao episódio ocorrido em Angicos, no estado do Rio Grande do Norte, em que foram alfabetizados cerca de 300 trabalhadores rurais, entre os meses de janeiro e abril do ano de 1963. Essa pesquisa, de caráter descritivo, com abordagem qualitativa, ancora-se no levantamento bibliográfico acerca do tema interdisciplinaridade e da pedagogia de Paulo Freire, destacando duas de suas obras mais eloquentes, Pedagogia do oprimido e Pedagogia da autonomia. Destaca-se que diversos pesquisadores corroboram dessa percepção acerca da interdisciplinaridade implícita nas obras e na pedagogia adotada por Paulo Freire, apesar de não cunhar esse termo, nem tão pouco esse conceito, a utilização dos termos geradores, utilizados por ele no ato da alfabetização, nos fornece a dimensão da integralidade e interação existente na didática e na pedagogia em execução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davilene Souza Santos, UFBA

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2007). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdades Integradas Olga Mettig-FAMETTIG (2011). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal da Bahia, lotada na Superintendência de Tecnologia da Informação - STI. Mestra em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (PPGEISU/UFBA).

Adriana Serafim de Souza, Universidade de Pernambuco - UPE.

Graduada em Administração;
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Comunicação (Jornalismo) pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia, responsável pela implantação do Repositório Institucional da UFBA, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade, e diretora de comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação cientifica e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação cientifica, acesso aberto, universidade, atividade editorial, acesso à informação e editoração.

Downloads

Publicado

2021-04-23

Como Citar

Santos, D. S., Souza, A. S. de, & Rosa, F. G. M. G. (2021). A interdisciplinaridade implícita na pedagogia e obras de Paulo Freire. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/13525

Edição

Seção

GT 6 - Educação e Comunicação em Paulo Freire