UTILIZANDO DA ELETROTERAPIA NO TRATAMENTO DE GORDURA LOCALIZADA

Anne Caroline Santos

Resumo


ioA gordura localizada é uma ação hormonal podem levar ao depósito de tecido gorduroso em determinadas partes do corpo. No homem o local preferencial é a barriga e os ?pneuzinhos? e na mulher Ginóide é a região do quadril, onde aparece o famoso ?culote?. Na mulher Andróide, encontrasse na região da barriga, assim como homem.  O excesso de gordura pode existir mesmo em pessoas sem excesso de peso, o que explica a presença de culote ou barriga mesmo em mulheres aparentemente magras. Um dos tratamentos da fisioterapia dermatofuncional é a eletroterapia por ser definida como a modalidade da terapia e da física que emprega a corrente elétrica como agente terapêutico. O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo de revisão da eletroterapia no tratamento das disfunções estéticas, verificando possível melhora do aspecto e aparência da pele. Este trabalho consisti de uma revisão de literatura, tendo início com o processo de coleta de dados realizando-se uma busca de referências a partir do seguinte termo: ?Gordura? ?Eletroterapia? ?Fisioterapia? nas bases de dados nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Lilacs, Medline e Science Direct.  Para Cameron, 2009 e Low e Reed, 2001, o princípio da estimulação elétrica neuromuscular baseia-se na propagação de cargas elétricas pelas fibras musculares e nas fibras nervosas sensitivas e motoras que, ao serem excitadas pelos pulsos aplicados, geram mudanças na atividade metabólica tecidual e tem sido usada de maneira coadjuvante no treinamento físico. No que diz respeito a formação da gordura, inicia por alterações intrínsecas e extrínsecas, que promovem o aumento do liquido intersticial e consequente acumulo de resíduos do metabolismo celular entre as células de gordura.  A eletroterapia age como um recurso eficaz para os pacientes que procuram melhora na aparência da pele.

 

Palavras- chaves: eletroterapia, gordura, epiderme.

 


Palavras-chave


eletroterapia, gordura, epiderme

Referências


AGNES, J. E. Eletroterapia: teoria e prática. Santa Maria, Orium, 2005, p. 336.

GUIRRO, E C. de O.; GUIRRO, R. R. de J. Fisioterapia dermato funcional fundamentos, recursos, patologias. Barueri, 3ª edição, Manole, 2004.

COSTA, Elisiê Rossi Ribeiro. Lipodistrogia ginoide: tratamento da celulite. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.

Cameron MH. Agentes Fisicos na Reabilitacao, da pesquisa a pratica. 3a Ed Rio de Janeiro: Elsevier;2009.

Low J, Reed A. Eletroterapia Explicada: Principios e Pratica. 3a ed, Sao Paulo: Manole, 2001.

Ward AR, Robertson VJ. Sensory motor and pain thresholds for stimulation with médium frequency alternating. Arch Phys Med Rehabil 1998; 79: 273-278.

Ward AR, Chuen WL. Lowering of sensory, motor, and pain-tolerance thresholds with burst duration using kilohertz-frequency alternating current electric stimulation:part II. Arch Phys Med Rehabil 2009; 90(9): 1619 ?1627.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Sempesq