O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID

Autores

  • Evandro Reis Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Norma Lice dos Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Acassia dos Anjos Santos Rosa Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Lengua española, Propuesta pedagógica, Actuación docente.

Resumo

Apresentamos, neste trabalho, experiências vividas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do curso de Letras Espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolvemos, aqui, breve reflexão sobre a proposta intercultural e a formação de professor, por meio da qual elegemos o jornal idealizado e concretizado como forma de motivação para o ensino-aprendizagem de língua espanhola. Destarte, o diálogo com outras culturas permite o entendimento e a aproximação com a língua estrangeira em processo de ensino-aprendizagem (MATOS, 2014). Defendemos, portanto, que o ensino de língua espanhola na escola não se centra apenas em regras e conteúdos gramaticais, mas que é preciso também valorizar as diferentes culturas dos países estudados, de forma interativa, em sala de aula. Isso se justifica pela grande necessidade que têm, nos cursos de licenciatura e, mais especificamente, nos cursos de línguas estrangeiras, os estudos sobre noções de cultura e interculturalidade na formação do professor. Pensando nessa perspectiva, buscando motivar e levar algo novo para os alunos decidimos, confeccionar o jornalzinho do colégio que titulamos: Conexión LM. Sépalo todo. Acreditamos que o jornal trouxe uma nova perspectiva de leitura para esses alunos que de alguma forma foram capazes de vivenciar a língua espanhola e sua cultura, mesmo não sendo alunos da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Reis Alves, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em letras Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do PIBID/UFS no subprojeto Letras Espanhol. Membro do grupo de pesquisa: Diálogos Interculturais e Linguísticos (DinterLin). Departamento de Letras Estrangeiras

Norma Lice dos Santos Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Especialista em Língua Espanhola. Professora efetiva de língua espanhola da SEED do Estado de Sergipe. Professora substituta de língua inglesa do DLES da UFS. Professora Supervisora do PIBID/UFS no subprojeto Letras Espanhol.

Acassia dos Anjos Santos Rosa, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Linguísticos na UFMG. Professora Assistente de língua espanhola no DLES da UFS. Professora Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFS) no subprojeto Letras Espanhol (2014-2016). Pesquisadora do grupo de pesquisa: Diálogos Interculturais e Linguísticos (DinterLin).

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Alves, E. R., Menezes, N. L. dos S., & Santos Rosa, A. dos A. (2016). O JORNAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE NO PIBID. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2689

Edição

Seção

GT2 - Formação e Atuação Docente