Ensino-aprendizagem de espanhol como LE: da teoria à prática

Autores

  • Monica Santos Azarias universidade federal de sergipe
  • Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva Universidade Tira Dentes- UNIT

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de espanhol na educação básica, Transversalidade, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O trabalho objetiva apresentar experiências realizadas no colégio Estadual Tobias Barreto, no qual temos o propósito de tratar questões priorizadas por documentos regulamentadores, quanto ao ensino da língua espanhola, como PCN’s (2000), OCEM (2006) LDB (1996) e a lei 11.161 de 2005, considerados como importantes para o aprimoramento do ensino do espanhol na educação básica. Na primeira parte do trabalho trouxemos o conteúdo teórico e logo em seguida a parte prática. Metodologicamente, fizemos o levantamento bibliográfico; em seguida apresentamos a elaboração e execução de projetos para que as questões priorizadas por esses documentos pudessem ser trabalhadas com material autêntico e de forma contextualizada. Os resultados foram satisfatórios, visto que os alunos participaram ativamente e entenderam a proposta do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Santos Azarias, universidade federal de sergipe

Graduanda no curso de letras português espanhol da Universidade Federal de Sergipe. Voluntária do Projeto de Iniciação Científica; e bolsista PIBID

Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da Silva, Universidade Tira Dentes- UNIT

Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Espanhola pela PUC de Minas Gerais (2006) e em Docência e Tutoria em EAD pela Universidade Tiradentes (2012), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) . É professora Adjunto I na Universidade Tiradentes, assim como docente de língua espanhola na rede estadual do estado de Sergipe. Trabalha na Diretoria de Educação a Distância - DED - da Universidade Tiradentes, exercendo a função de coordenadora do curso de Letras Português/ Espanhol e desenvolve a função de professora supervisora do PIBID/UFS na área de língua espanhola. E-mail

Referências

BARROS, Cristiano Silva de e COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de espanhol. In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. V. 16. Espanhol: ensino médio. (Org.)

BARROS, Cristiano Silva de e Costa, Elzimar Goettenauer de Marins. Brasília. Secretaria de Educação Básica. 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília, MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

BRASIL.Orientações Curriculares Nacionais para o ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias: Conhecimento de Línguas Estrangeiras. Vol. 1, Brasília: MEC Secretaria da Educação Básica. 2006.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 ago. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20042006/2005/Lei/L11161.htm>. Acesso em: 08 ago. 2013.

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.

MAIRTON, Marcos. Cordel: Una Aventura enel Amazonas, 2010. Mundo do Cordel.Disponível em:<http://mundocordel.blogspot.com.br/2010/06/cordel-emespanhol.html>.Acesso em:15/10/2014.

PARAQUETT, MACIA. Linguística Aplicada, inclusión social y aprendizaje de españolen contexto latinoameriano. Revista Nebrija de Linguística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas, v. 6, 2009

Downloads

Publicado

2016-09-08

Como Citar

Azarias, M. S., & Rodrigues Ribeiro da Silva, E. R. (2016). Ensino-aprendizagem de espanhol como LE: da teoria à prática. V Semana Luso-Hispânica E II Encontro De Egressos Dos Cursos De Letras, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/slh/article/view/2673

Edição

Seção

GT3 - Ensino de Línguas