O letramento midiático e a educação: panorama e perspectivas em uma escola pública na favela

Autores

  • Lumárya Souza de Sousa Universidade Federal Fluminense

Resumo

A educação com, sobre e através das mídias ainda é um grande desafio no contexto escolar. Numa sociedade cada vez mais midiatizada, o letramento midiático representa muito mais do que um estímulo a habilidades e conhecimentos críticos para um melhor uso das mídias, mas é também uma chave para o desenvolvimento da liberdade de expressão e do direito à informação e do estímulo da cidadania. Instituições como a Unesco entendem o consumo, a reflexão e a produção de mídia como direitos humanos essenciais para se promover uma sociedade mais justa, equilibrada e inclusiva. Nesta perspectiva, o presente artigo reflete sobre desafios, limites e possibilidades em uma experiência prática de letramento midiático realizada com crianças de uma escola pública localizada no Morro do Estado, em Niterói (RJ). Compreendemos o letramento midiático como uma proposta transformadora na condução à formação de alunos criativos, intuitivos, produtivos e críticos quanto às mídias e às diversas demandas sociais. Apesar de se evidenciar nos alunos um avanço nas habilidades midiáticas, identificamos a necessidade de uma perspectiva de continuidade e ampliação dessas práticas.

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

de Sousa, L. S. (2018). O letramento midiático e a educação: panorama e perspectivas em uma escola pública na favela. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9593

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias