Fanfictions de Ficção Científica como Atividade de Intervenção Pedagógico-Didática no Ensino de Física

Autores

  • Tainá Oliveira da Cruz Universidade Tiradentes
  • Leonardo Fraga Cardoso Junior Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação, Fanfiction, Ficção Científica.

Resumo

A cada ano, muitas pesquisas são realizadas com o intuito de buscar novas metodologias que estimulem a aprendizagem dos alunos em sala de aula. Essa nova abordagem tem o objetivo de aproximar os estudantes inseridos na cultura digital e a escola, que insiste em um ensino tradicional incompatível com o novo perfil dos alunos. Desta forma, através de pesquisas bibliográficas e exploratórias, buscou-se não apenas pesquisar, mas desenvolver uma metodologia para ser utilizada nas aulas de ciências, com especificidade no ensino da Física, utilizando fanfictions de ficção científica como um instrumento de aprendizagem, colaborando com a aula e captando a atenção do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Oliveira da Cruz, Universidade Tiradentes

Bolsista de Iniciação Científica PROBIC-UNIT e PROVIC-UNIT. Graduanda em Publicidade e Propaganda (UNIT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: tainacrz1@gmail.com

Leonardo Fraga Cardoso Junior, Universidade Tiradentes

Graduando em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Bolsista PIBIC/CNPq). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT).
E-mail: leonardofragajr@gmail.com

Referências

ALVES, E. Um Estudo Sobre Fanfictions: a leitura e a escrita no ambiente digital. Disponível em: <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/1387/1011>. Acesso em: 14 jun. 2016.

FERREIRA, Júlio; RABONI, Paulo. A Ficção Científica de Júlio Verne e o Ensino de Física: uma análise de “vinte mil léguas submarinas”. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n1p84/24487>. Acesso em 9 fev. 2017.

JAMISON, Anne. Fic: por que a fanfiction está dominando o mundo / Anne Jamison; tradução de Marcelo Barbão. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2016.

LORENZETTI, Maurício; SANTOS, José Júnior dos; ESTUANI, Geovana Mulinari. Ficção Científica no Ensino de Ciências - relato de experiência. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0342-1.pdf>. Acesso em 9 fev. 2017.

PIASSI, Luís; PIETRECOLA, Maurício. Quem conta um conto aumenta um ponto também em Física: contos de ficção científica na sala de aula. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=snef&cod=_quemcontaumcontoaumentau>. Acesso em 23 fev. 2017.

SOUZA, Rosana; GOMES, Emerson; PIASSI, Luís. O Robô de Júpiter: o ensino de ciências mediado pela ficção científica. Disponível em: <http://ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/78/77>. Acesso em 6 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

da Cruz, T. O., & Cardoso Junior, L. F. (2018). Fanfictions de Ficção Científica como Atividade de Intervenção Pedagógico-Didática no Ensino de Física. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9565

Edição

Seção

GT 04 - Educação, pesquisa e práticas de formação na cibercultura