Um estudo comparado da presença das TIC nos projetos pedagógicos em dois centros de excelência de Aracaju

Autores

  • Edirani Tavares de Jesus UNIT
  • Marcelo Prudente Silva UNIT
  • José Gomes da Silva UNIT

Palavras-chave:

Estudo Comparado. Ensino Médio Integral. Educação. TIC.

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparada de dois Projetos Políticos Pedagógicos entre dois Centros de Excelência da rede estadual de Aracaju/SE: Centro de Excelência Atheneu Sergipense e o Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento. Focando seu estudo na proposta do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula por essas instituições. A metodologia partirá de uma abordagem qualitativa, com um estudo comparado de natureza documental que utilizará como fontes os dois Projetos Políticos Pedagógicos. Para a comparação dos dados coletados nos dois projetos utilizaremos como estratégia metodológica mapas conceituais. A revisão bibliográfica será embasada em textos de autores que tratam da importância desses estudos comparados no debate das práticas educacionais e investigadores que defendem os potenciais das TIC no processo de ensino-aprendizagem, assim como as discussões acerca dos desafios da escola no novo milênio, como forma de entender a relevância da presença desses recursos nas diretrizes educacionais das instituições de ensino do século XXI, em especial de instituições de ensino que vem passando por reformulações curriculares, visto o momento oportuno para revisão de conceitos e direcionamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edirani Tavares de Jesus, UNIT

Estudante de mestrado em Educação na Universidade Tiradentes, na linha "Educação e Comunicação". Licenciada em História pela Universidade Tiradentes.Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sergype del rey, sodomia e inquisição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES/UNIT).

Marcelo Prudente Silva, UNIT

Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com Pós Graduação (lato sensu) Presencial em Comunicação Visual em Mídias Interativas pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Atualmente ocupa a função de Professor de Artes Visuais da Educação básica na Secretária de Educação do Governo do Estado de Sergipe (SEED) e integra o programa de Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes (PPED) na condição de docente, na linha de pesquisa de Educação e Comunicação. Concomitantemente, desenvolve pesquisas e análises voltadas às novas tecnologias, em especial Interfaces Gráficas, Tecnologia da Educação e Comunicação e Arte Digital.

José Gomes da Silva, UNIT

Doutor em Educação: Perspectiva Histórica, Comparada e Política pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestrado em TIC na Educação: análise de processos, recursos e práticas formativas no ensino presencial e EAD pela Universidade de Salamanca, Espanha. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atualmente é professor Titular I do Programa de Pós-graduação em Educação - Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, atuando no mestrado e colaborando no doutorado em educação, assim como na graduação em pedagogia na modalidade EAD. Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes - linha de pesquisa: Educação e Comunicação. Membro dos Grupos de Pesquisas: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) - Universidade Federal de Sergipe (UFS), Helmantica Paideia da Universidade de Salamanca (USAL), Didáctica y innovación multimedia (DIM) da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Comunicação, Educação e Sociedade (GECES) - Universidade Tiradentes (UNIT).

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

de Jesus, E. T., Silva, M. P., & da Silva, J. G. (2018). Um estudo comparado da presença das TIC nos projetos pedagógicos em dois centros de excelência de Aracaju. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9540

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação