Graduação em Direito e o Ensino à Distância: Redimensionamento dos Cenários Educativos e Coaprendizagem em Rede

Autores

  • Marlton Fontes Mota Universidade Tiradentes
  • Ronaldo Nunes Linhares Universidade Tiradentes
  • Thiago Passos Tavares Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Coaprendizagem, Direito, Educação à distância, Currículo

Resumo

Os cursos de graduação em Direito no Brasil são ofertados na modalidade presencial, havendo a previsão normativa para que parte do seu conteúdo curricular possa ser ofertado de forma não presencial, e o presente artigo evidencia algumas das recentes propostas de mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos jurídicos, que se compatibilizam com o avanço das tecnologias digitais, proporcionando um ambiente favorável à criação de cursos de Direito à distância. O enfoque de abordagem do texto é teórico e reflexivo, sobre a possibilidade de inclusão da graduação em Direito na modalidade à distância, observando-se o modelo pedagógico da Universidade Aberta (UAb) de Portugal. A proposta metodológica do texto se apresenta através do levantamento bibliográfico, de forma descritiva e da análise qualitativa, no enfoque de informações a respeito dos normativos dos cursos de Direito no Brasil e do modelo pedagógico da UAb de Portugal, considerando a perspectiva da evolução tecnológica digital na formação e na qualidade do ensino jurídico no Brasil.

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Biografia do Autor

Marlton Fontes Mota, Universidade Tiradentes

Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), Especialista em Direito Processual Civil pela Associação Educacional Unyahna-BA e Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes-SE. Atualmente é professor da Graduação e da Pós Graduação do Curso de Direito da Universidade Tiradentes-SE.

Ronaldo Nunes Linhares, Universidade Tiradentes

PhD. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor Titular II do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes. E-mail: ronaldo_linhares@unit.br

Thiago Passos Tavares, Universidade Tiradentes

Especialista em Direito, aluno especial do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes, mediador judicial voluntário, professor voluntário do Projeto de Iniciação Científica da Universidade Tiradentes (PROVIC-UNIT)

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Mota, M. F., Linhares, R. N., & Tavares, T. P. (2018). Graduação em Direito e o Ensino à Distância: Redimensionamento dos Cenários Educativos e Coaprendizagem em Rede. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9518

Edição

Seção

GT 01 - Educação, Comunicação e Políticas de Informação