O estágio supervisionado e sua relevante corroboração para a formação qualitativa de pedagogo

Autores

  • Anderson Ferreira Lopes Faculdade Dom Pedro II
  • Ariane da Silva Cunha de Jesus Faculdade Dom Pedro II
  • Maria Claudice Rocha Almeida Faculdade Dom Pedro II

Palavras-chave:

Educação, Estágio Supervisionado, Formação Pedagógica, Inspeção Escolar.

Resumo

No intuito de analisar a importância do Estágio Supervisionado na perspectiva de contribuinte para a formação pedagógica de qualidade, foi realizada uma pesquisa qualitativa- exploratória e explicativa, com base no Instrumental I, elaborado como um dos nortes para a prática do Estágio Supervisionado IV da faculdade Dom Pedro II em espaço não escolar, considerado como o mais relevante no processo de formação, que ocorreu no setor da Inspeção Escolar na Secretaria Municipal da Educação do município de Lagarto/SE, especificamente, a questão de número 2. Os resultados obtidos evidenciam que as práticas desenvolvidas nesse ambiente, contribuíram significativamente para a formação do pedagogo por possibilitá-lo o entendimento de que é nesse espaço que se fundamenta a educação de modo geral, por compreender os aspectos administrativo e pedagógico, considerando que é de sua competência toda a vida escolar do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ferreira Lopes, Faculdade Dom Pedro II

Graduando em Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Dom Pedro II. Graduando em Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal de Sergipe.

Ariane da Silva Cunha de Jesus, Faculdade Dom Pedro II

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Maria Claudice Rocha Almeida, Faculdade Dom Pedro II

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados - PIO X; Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Gestão Escolar pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FAPESE; Planejamento Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO.

Referências

ALMEIDA, Maria Claudice Rocha; SILVEIRA, Jussara Maria Viana. Diretrizes para os Estágios Supervisionados nos Cursos de Licenciaturas da Faculdade José Augusto Vieira. Sergipe, 2009.

BOLZAN, Dóris P. V. A construção do conhecimento pedagógico compartilhado na formação de professores. In FREITAS, Deisi S. (org.). Ações educativas e estágios curriculares supervisionados. Santa Maria: Ed. UFSM, 2007.

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação inteligente formando jovens educadores e felizes. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FAVERO, Leonor Lopes. A Dissertação. São Paulo: USP/VITAE, 1992. 104 p.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente 5ed. 2007 São Paulo, Cortez . 7 EXEMPLARES.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VÁSQUEZ, Adolfo S. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Lopes, A. F., Cunha de Jesus, A. da S., & Almeida, M. C. R. (2018). O estágio supervisionado e sua relevante corroboração para a formação qualitativa de pedagogo. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9497

Edição

Seção

GT 06 - Educomunicação, práticas e formação docente