Uma Leitura da Hermenêutica do Sujeito: o cuidado de si como cuidado com o outro e a formação docente

Autores

  • David da Silva Pereira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - GRUPO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - UTFPR-CORNÉLIO PROCÓPIO; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - PPGEN - UTFPR-LONDRINA - BOLSISTA DE PÓS-DOUTORAMENTO FACULDADE DE EDUCAÇÃO-UNICAMP - CAPES-COFECUB - UNIVERSITÉ PARIS VIII - VINCENNES SAINT DENNIS http://orcid.org/0000-0003-3946-7807
  • Silvana Dias Cardoso Pereira FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - GRUPO DE PESQUISA ALLE-AULA

Palavras-chave:

Cuidado de Si, Cuidado com o Outro, Hermenêutica de Si, Formação de Si, Arte de Viver.

Resumo

Cuida-se de uma leitura do Curso “A Hermenêutica do Sujeito” de Michel Foucault aos seus ouvintes no Collège de France, centrado no resgate do conceito de “cuidado de si”. Essa ideia é fundamental na compreensão do papel daquele que se dispõe a “cuidar do outro” no meio educacional e mais precisamente no ofício de professor. A análise do texto e das relações entre a atitude filosófica e o processo de formação de si foi realizada a partir do cotejamento das edições francesa e brasileira. Esse discurso pode funcionar para operacionalizar o “cuidado de si” como “cuidado do outro” por meio de um projeto de formação de si, de atenção consigo, de restabelecimento de um processo de construção da autonomia, da emancipação do formador como um itinerário a ser partilhado com o outro e que convida a cada qual a voltar-se para si como forma de perceber o seu caminho, a sua formação inicial e continuada e de assumir a condução desse processo de direção que oportuniza o ouvir e o partilhar de possibilidades acerca da ideia de formação como uma arte de (re)construir a si e, nesse movimento, criar pontes de aproximação com o outro que também realiza esse movimento e não uma escuta acrítica ou um cumprimento de tarefas. Como resultado, a investigação apontou possibilidades de construção de uma outra relação promotora da formação de si a partir da amizade, presencialmente ou por outros meios, com vistas à emancipação e à autonomia desses formadores de uma Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David da Silva Pereira, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - GRUPO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - UTFPR-CORNÉLIO PROCÓPIO; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - PPGEN - UTFPR-LONDRINA - BOLSISTA DE PÓS-DOUTORAMENTO FACULDADE DE EDUCAÇÃO-UNICAMP - CAPES-COFECUB - UNIVERSITÉ PARIS VIII - VINCENNES SAINT DENNIS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - GRUPO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - UTFPR-CORNÉLIO PROCÓPIO; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO - PPGEN - UTFPR-LONDRINA - BOLSISTA DE PÓS-DOUTORAMENTO FACULDADE DE EDUCAÇÃO-UNICAMP - CAPES-COFECUB - UNIVERSITÉ PARIS VIII - VINCENNES SAINT DENNIS

Silvana Dias Cardoso Pereira, FACULDADE DE EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - GRUPO DE PESQUISA ALLE-AULA

Doutoranda em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação (UNICAMP, 2007)

Referências

BOURDIEU, Pièrre; PASSERON, Jean Claude. La Reprodution. Paris, Minuit, 1970.

FOUCAULT, Michel. Sur l’École, l’enseignement, les diplômes...savoir/pouvoir vs savoir/plaisir. Fragment de une Entretien avec Jacques Chancel, 10.mars.1975, 54’30. Paris, Radioscope, 6’21”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VjsHyppHiZM> (consulta em 08.jul.2018).

FOUCAULT, Michel. Dits et Écrits, II: 1976-1988. Édition établie sous la direction de Daniel Defert et François Ewald avec la collaboration de Jacques Lagrange. Paris: Quarto/Gallimard, 2017 (reviséé a partir da original de 2001 – original de 1994).

FOUCAULT, Michel. L’Hermeneutique du Sujet: Cour au Collège de France. 1981-1982. Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Frédéric Gros. Paris: EHESS/Gallimard/SEUIL, fév.2001.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito: Curso no Collège de France. 1981-1982. Edição estabelecida por Fréderic Gros sob a direção de François Ewald e Alessandro Fontana. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e de Salma Tannus Muchail. São Paulo, Martins Fontes, 2014, 3a. ed.

RANCIÈRE, Jacques. Le Maître Ignorant: cinq leçons sur l’émancipation intellectuelle. Paris: Livrarie Arthème Fayard, 1987.

AUTOR 1. Título. Trabalho apresentado como comunicação oral no VI Encontro Nacional Michel Foucault. Uberlândia, ago.2017 (no prelo).

Autor 1. Título. Trabalho apresentado como comunicação oral no 1o. Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Diferença ou Diversidade ou como escapar do conformismo? Campinas: Faculdade de Educação da Unicamp, set.2017 (no prelo).

Autor 1; Autor 2; Outro. Título. Trabalho apresentado no 21o. Congresso Internacional de Leitura (COLE-UNICAMP). Campinas: Associação de Leitura do Brasil (ALB), jul.2018 (no prelo).

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Pereira, D. da S., & Pereira, S. D. C. (2018). Uma Leitura da Hermenêutica do Sujeito: o cuidado de si como cuidado com o outro e a formação docente. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9471

Edição

Seção

GT 06 - Educomunicação, práticas e formação docente