Memes como gêneros discursivos híbridos em esferas públicas digitais: algumas discussões

Autores

Palavras-chave:

Gêneros híbridos. Esferas públicas digitais. Memes.

Resumo

Este trabalho trata sobre novas textualidades provenientes das esferas públicas digitais, apontando as principais características dos memes enquanto gênero discursivo híbrido e sua funcionalidade comunicativa. Como embasamento teórico, ancora-se nos estudos sobre gênero (BAKHTIN, 1997), gêneros híbridos (SANTAELLA, 2014) e memes (RECUERO, 2009). Analisamos alguns exemplos de memes publicados em redes sociais, observando como aspectos multimodais e multissemióticos contribuem para a construção dos sentidos de textos que têm rápida disseminação no espaço virtual.  

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Biografia do Autor

Isnalda Berger de Figueiredo Alves Filha, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Letras Vernáculas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestranda em Estudos Linguísticos na linha de pesquisa Práticas Textuais e Discursivas, pelo Programa de Pós - graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área de Letras e Educação, com Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Tecnologias da Informação e Comunicação. Na pós-graduação, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNED). Na pesquisa, investiga sobre Ensino de Língua Portuguesa e TIC, Prática Pedagógica, Multiletramentos.

Referências

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Publicado

2018-10-31

Como Citar

Alves Filha, I. B. de F., & Anecleto, Úrsula C. (2018). Memes como gêneros discursivos híbridos em esferas públicas digitais: algumas discussões. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9469

Edição

Seção

GT 05 - Multiletramentos, educação e mídias