APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AFETIVIDADE EM CONTEXTOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Ana Lucia de Souza Lopes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
  • Marili Moreira da Silva Vieira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem Significativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem

Resumo

As práticas educativas contemporâneas nos impõem desafios e mudanças necessárias aos processos de ensino e aprendizagem em que o cibertespaço e os contextos virtuais tornam-se lugares de aprendizagem. A afetividade e a aprendizagem significativa são elementos fundamentais dos processos de ensino e aprendizagem do adulto. A emoção, a percepção e a imaginação compõe a construção do conhecimento significativo do adulto. Tais pressupostos teóricos tornam-se fundamentais para processos de ensino e aprendizagem em contextos virtuais na modalidade online ou a distância. Adotou-se análise qualitativa dos dados provenientes das postagens nos fóruns e registros individuais dos alunos do Curso Métodos de Estudos para EaD. A análise permitiu a percepção de elementos apresentados nos pressupostos teóricos sobre a relevância dos aspectos emocionais e afetivos para um aprendizado significativo em contextos virtuais. Entende-se, portanto, que a afetividade em ambientes virtuais é recurso de grande relevância para potencializar os processos de ensino e aprendizagem. O estudo revelou que a afetividade ocorre na medida em que as necessidades do aluno são supridas e ele tem condições de construir conhecimento de forma consciente e significativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia de Souza Lopes, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutoranda e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Grupo de Pesquisa GEICCON - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Currículo e Confessionalidade e do Grupo Convergência: escola expandida, linguagens hibridas e diversidade. 

Marili Moreira da Silva Vieira, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Doutora em Psicologia da Educação. Professora titular  do Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura - PGEAHC-UPM, Grupo de Estudos sobre Processos Psicossociais de ensino e aprendizagem. Pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Referências

BANNELL, R.I. et al. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes, 2017.

DIRKX, John M. The power of feelings: emotion, imagination, and the construction of meaning in adult learning. In: DIRKX, John M. The new update on adult learning theory. Spring, 2001. cap.7, p. 63-72.

GONZALES, Pedro Antonio Vela. et al. Conceptos estructurantes de la educación a distancia. Revista de Investigaciones UNAD, Bogotá: v.14, n. 1, p. 115-149, junio 2015.

LOPES, A.L.S;VIEIRA, M.M.S. Afetividade em ambientes virtuais de aprendizagem. In: Anais do XXIII Educere Congresso Nacional de Educação. Curitiba: PUCPR, 2017.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. In: MASINI, Elcie F. Salzano. et al. Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. 1a. ed. São Paulo: Vetor, 2008. cap. 1, p.15-44

MOREIRA, Marco Antônio. et al. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. 1a ed. São Paulo: Moraes, 1982.

SILVA, Priscila Chantal Duarte. et al. Afetividade nas interações em AVA: um estudo sobre a interação na educação a distância. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, v. 14, p.11-20, 2015.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

__________. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Lopes, A. L. de S., & Vieira, M. M. da S. (2018). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AFETIVIDADE EM CONTEXTOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9464

Edição

Seção

GT 02 - Educação a Distância, Formação, currículo, avaliação e políticas públicas