Alfabetização em mídia e informação: reflexões e perspectivas para construção da cidadania digital

Autores

  • Valéria Pinto Freire
  • Daniel Bramo Nascimento de Carvalho
  • Luciano Matos Nobre

Resumo

Este trabalho de investigação busca refletir acerca dos processos de construção social da Cidadania Digital, seu desenvolvimento e exercício na atualidade a partir da percepção de adolescentes e jovens. Considerando para tanto, os impactos advindos das relações estabelecidas entre as práticas informacionais e midiáticas aportadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e do acesso à internet através da Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), como uma combinação de aptidões necessárias a formação do cidadão. Esta investigação foi desenvolvida no contexto de um projeto social de cunho socioeducativo em Sergipe, envolvendo 750 adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos provenientes da escola pública e de famílias social e economicamente desfavorecidas. A construção dos dados se utilizou do levantamento sobre o estado da arte em relação a AMI e os resultados obtidos em pesquisa estatística simples através de um questionário online semiestruturado aplicado em abril de 2017. Na análise dos resultados, constatamos que a construção da cidadania digital e as práticas decorrentes passam necessariamente pela posse das TDIC, pelo acesso à internet e pela questão do saber fazer usos e aplicações da informação, que as desigualdades no acesso à web e do possuir tecnologia se constitui fator de exclusão e que, parte significativa dos adolescentes e jovens dessa pesquisa encontram-se à parte do processo de cidadania plena.

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Como Citar

Freire, V. P., Carvalho, D. B. N. de, & Nobre, L. M. (2017). Alfabetização em mídia e informação: reflexões e perspectivas para construção da cidadania digital. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8635

Edição

Seção

GT1 - Informação, desenvolvimento e sociedade