MULHERES SERGIPANAS NO MAGISTÉRIO: A EDUCAÇÃO DE EX-DOCENTES DO JARDIM DE INFÂNCIA DE ARACAJU “JOSÉ GARCEZ VIEIRA”

Autores

  • Ana Paula dos Santos

Palavras-chave:

Docentes, Educação feminina, Jardim de Infância

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa fruto da dissertação de mestrado que, se encontra em fase de investigação sobre o Jardim de Infância José Garcez Vieira, inaugurado em 10 de novembro de 1944. O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os estudos sobre História da Educação Feminina em Sergipe, procurando desenvolver uma análise sobre os caminhos traçados pela mulher para chegar ao magistério e sua contribuição para o desenvolvimento educacional da sociedade, verificando, especificamente, de que forma se deu essa influência no Brasil e em Sergipe. As fontes utilizadas para análise dessa trajetória foram documentos oficiais e institucionais, como atas, ofícios, decretos, entrevistas e depoimentos de ex-professoras, registros da imprensa e diplomas das respectivas professoras. Os aportes teóricos e metodológicos da Nova História Cultural possibilitaram subsídios para identificar que as moças sergipanas no início do século XX, eram encaminhadas para escolas particulares para realizarem o ensino primário e, em seguida, grande parte para a Escola Normal Rui Barbosa, que formou grande parcela de moças de famílias sergipanas.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, A. P. (2018). MULHERES SERGIPANAS NO MAGISTÉRIO: A EDUCAÇÃO DE EX-DOCENTES DO JARDIM DE INFÂNCIA DE ARACAJU “JOSÉ GARCEZ VIEIRA”. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9209

Edição

Seção

GT12 - História da Educação