SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Formação inicial, Rodas de conversa

Resumo

Este trabalho é fruto de uma experiência desenvolvida no transcurso das aulas de Prática Pedagógica, ministradas a estudantes de Letras, da Universidade do Estado da Bahia. O texto ancora-se na abordagem (auto)biográfica, de base fenomenológica, que dentre outros objetivos busca analisar as compreensões que os sujeitos fazem de si, e consequentemente de suas práticas, quando narram suas experiências. A centralidade das discussões emerge da dinâmica de aulas práticas do referido componente, nas quais se desenvolveram três rodas de conversas com vistas a analisar as significações que os licenciandos atribuem à prática pedagógica do docente universitário. Dentre algumas contribuições, o estudo revelou que o conhecimento de si emerge das proposições dialógicas que alunos e professor constroem quando relatam e interpretam suas experiências formativas a partir das rodas de conversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Uneb

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade do Estado da Bahia, loptado no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT - Campus XVI. Membro do grupo de pesquisa: Docência, Narrativa e Diversidade - DIVERSO.

Adson dos Santos Bastos, UNEB

Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e de Biologia da SEC/BA. Mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências pela UFBA/UEFS. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC-UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral - GRAFHO

Referências

ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

CONTRERAS, Domingos. Pedagogias de la experiencia y la experiencia de la pedagogia. In: CONTRERAS & PÉREZ DE LARA, Nuria (org.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Edições Morata. Pp. 241-271, 2010.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, São Paulo: PAULUS, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008

POZO, Juan Ignácio y PÉREZ ECHEVERRÍA, Maria del Puy. (coordenadores). Psicología del aprendizaje universitario. La formación en competencias. Ediciones Morata, S. L. (2009) Mejía Lequerica, - Madrid – España.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Rev. Brás. Educ. v. 12 n. 34. Rio de Janeiro, jan/abr.2007.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva, F. O. da, & Bastos, A. dos S. (2018). SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9199

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)