O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Adelina Cíntia Santos Silva do Nascimento
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira
  • Edenilde de Jesus

Palavras-chave:

Alfabetização. Escrita. Leitura. Letramento

Resumo

A realidade atual exige transformações profundas na prática pedagógica. Em virtude disso, a temática alfabetização e letramento vêm sendo uma preocupação constante na educação e, através desse estudo buscou-se refletir sobre as práticas de ensino da leitura, escrita e compreensão de mundo. O objetivo é fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Enquanto procedimento metodológico foi considerado o critério de classificação da pesquisa proposto por Vergara (2010), quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, adotou-se a pesquisa qualitativa. Quanto aos meios para a obtenção das informações necessárias à fundamentação teórica, a pesquisa utilizada foi à bibliográfica. Constatou-se que o letramento é um procedimento continuado de conhecimento, mas, além disso, é ainda uma ferramenta que desenvolve o pensamento crítico, sendo um manancial de contextos para melhor compreender a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Advanusia Santos Silva de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Aracaju e Carmópolis-SE. Membro do GEPIED-UFS/CNPQ.

Edenilde de Jesus

Graduada em História pela Universidade Tiradentes (UNIT) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Professora da Educação Básica no Colégio Sorriso Feliz em Nossa Senhora do Socorro-SE.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos Silva do Nascimento, A. C., de Oliveira, A. S. S., & Jesus, E. de. (2018). O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9184

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes