REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Tainara Aparecida Santos Lima Universidade Tiradentes
  • Bianca Sthephanny Martins Gomes unit

Palavras-chave:

Crenças. Língua Inglesa. Professores

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar e analisar as reflexões e influências acerca das crenças entre alunos e futuros professores do curso de Licenciatura em Letras Inglês, objetivando identificar como elas ocorrem, desde o momento da decisão em cursar a graduação, o processo de formação, e como elas refletem no processo de ensino e aprendizagem. Utilizando metodologia qualitativa e um estudo de caso baseado em breves entrevistas feitas com alunos graduandos do quinto período e professores da Universidade Tiradentes - UNIT. Conta com referencial teórico em  Ana Maria Barcelos, professora titular do departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa e referência nos temas: formação de professores, crenças de alunos sobre ensino e aprendizagem de inglês, emoções no ensino de línguas, e a relação entre crenças, identidades e emoções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainara Aparecida Santos Lima, Universidade Tiradentes

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Tiradentes -UNIT, Voluntária de Pesquisa no Observatório de Educação (OBEDUC/UNIT/CNPq). E-mail: <tainarasantoslima7@hotmail.com>.

Bianca Sthephanny Martins Gomes, unit

1] Graduanda em Letras - Inglês pela Universidade Tiradentes, Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/UNIT no Observatório de Educação (OBEDUC/UNIT/CNPq). E-mail: <sthephanny_27@hotmail.com>.

Referências

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Crenças sobre aprendizagem de Línguas, Linguística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Vol. 7, No. 1, 2004 (123-156)

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de letras. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1995

CASTILHO, Ataliba Teixeira de.Castilho & Preti (1986). A linguagem falada culta na Cidade de São Paulo, vol. II. Dispponível em: <https://nilviapantaleoni.wordpress.com/2013/02/18/normas-para-transcricao-extraidas-de-castilho-preti-1986-a-linguagem-falada-culta-na-cidade-de-sao-paulo-vol-ii/>. Acesso em: 09/03/2018.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2ª ed. 18. Impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

JORGE LORDELLO. Filhos: fase da absorção e da modelação. Disponível em: <https://doutorseguranca.com.br/filhos-fase-da-absorcao-e-da-modelacao/>. Acesso em 07/03/2018.

LUIZ CARLOS DE FREITAS. Comparação de escolas públicas com privadas. <https://avaliacaoeducacional.com/2016/10/09/comparacao-de-escolas-publicas-com-privadas/>. Acesso em 09/03/2018

PAJARES, M. Frank. Teacher’s beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307-332, out, 1992.

REIS, Marília. Relato de caso: como as crenças são formadas. Disponível em: <http://www.somostodosum.com.br/artigos/corpo-e-mente/relato-de-caso-como-crencas-sao-formadas--1406.html>. Acesso em 07/03/2018.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos Lima, T. A., & Martins Gomes, B. S. (2018). REFLEXÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9139

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)