DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSO EM ESCOLA REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Amanda Silva de Santana Universidade do Estado da Bahia
  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade do Estado da Bahia
  • André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Aluno Surdo, Escola Regular, Ensino de Matemática

Resumo

Esse artigo é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Municipal Alice Lopes Maia, na cidade de Filadélfia/BA. Teve como objetivo investigar a inclusão de um aluno surdo no ensino regular, observando as dificuldades da escola em receber esses alunos e os desafios enfrentados pelo educador ao ensinar Matemática a uma classe regular, cujas turmas são compostas de alunos surdos e ouvintes. Para tanto, como abordagem metodológica foi utilizado uma pesquisa qualitativa, apresentando um questionário a diretora da escola e a professora que leciona a disciplina de Matemática para o aluno surdo contendo perguntas abertas e fechadas. No resultado da pesquisa percebe-se, que a professora, quanto a escola, não estão preparados para atender esses alunos e suas respectivas peculiaridades. Desta forma, torna-se um desafio tanto para escola quanto para o professor a inclusão de aluno surdo no ensino regular, pois não se sentem preparados para receber esses alunos. É necessário que a escola como um todo seja um espaço inclusivo, oferecendo igualdade de oportunidade aos educandos.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santana, A. S. de, Rios, P. P. S., & Vieira, A. R. L. (2018). DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA SURDOS INCLUSO EM ESCOLA REGULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9133

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade