EDUCAÇÃO ESCOTEIRA: ASPECTOS DA FORMAÇÃO NA ESCOLA DE BADEN-POWELL

Autores

  • Aldenise Cordeiro Santos Universidade Tiradentes
  • Ada Augusta Celestino Bezerra Universidade Tiradentes - UNIT
  • Lucas Cabral Goes de Andrade Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Educação, Escotismo, Aprender fazendo.

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa realizada no grupo de pesquisa GPECS. Em que propomos pensar o escotismo como um lugar educacional. Por meio da metodologia escoteira, crianças e jovens há mais de cem anos têm tido uma formação para além dos muros da escola. Neste texto, temos o objetivo de apresentar o método escoteiro e suas relações no campo dos ensinamentos e aprendizados, bem como pontuar pesquisas que têm tratado deste objeto de pesquisa. Realizamos uma análise de referenciais bibliográficos sobre o movimento, como também documentos que norteiam a sua prática como o livro Scouting for Boys (Escotismo para rapazes – 1907) de Baden-Powell. O escotismo é uma proposta educacional que fundamenta-se no que Jorge Carvalho do Nascimento (2008) chamou de pedagogia do aprender fazendo, em que estão presentes ensinamentos e aprendizados que marcam as trajetórias de quem passa pelo escotismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldenise Cordeiro Santos, Universidade Tiradentes

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Tiradentes UNIT (2012), desenvolvido com bolsa do tipo PROCAPS/UNIT, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Dinamara Garcia Feldens, em que foi realizada pesquisa acerca das subjetividades de mulheres no escotismo, utilizando-se de filosofias contemporâneas, a partir de autores como Deleuze e Foucault. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade, desde 2011(GPECS/UNIT/CNPq). Especialista em Novas Abordagens do Ensino de História pela Faculdade São Luís de França FSLF (2009). Graduada em Licenciatura plena em História pela Universidade Tiradentes UNIT (2008). Atua como tutora do Curso de História na disciplina Estágio Supervisionado em História II, no Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe - Cesad/UFS. É professora da rede pública de ensino do Estado de Sergipe.

Ada Augusta Celestino Bezerra, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Doutorado e do Mestrado em Educação do PPED/ UNIT e do Curso de Pedagogia da UNIT. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/UNIT/CNPq). Coordenadora do Observatório de Educação da UNIT/CAPES.

Lucas Cabral Goes de Andrade, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduando em História pela Universidade Tiradentes. É pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UNIT/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, A. C., Bezerra, A. A. C., & Andrade, L. C. G. de. (2018). EDUCAÇÃO ESCOTEIRA: ASPECTOS DA FORMAÇÃO NA ESCOLA DE BADEN-POWELL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9129

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos