O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PERSPECTIVAS TEÓRICAS

Autores

  • Naiane Libório Fontes

Palavras-chave:

Brincadeira. Brincar. Criança. Educação Infantil

Resumo

 

Este trabalho parte da dissertação de mestrado em educação já concluída, tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira na Educação infantil e o papel do educador na organização das práticas do brincar. O artigo possui metodologia de caráter qualitativo e referencia-se em pesquisa bibliográfica. Destacamos a brincadeira como prática cultural, presentes nos estudos da Sociologia da Infância, onde concordamos com a defesa da brincadeira de livre escolha pela criança, ou dirigida pelo adulto, mas sem intenções de aprendizagem, e sim de uma socialização de saberes que permitem construções sociais e a interação das crianças com os adultos e os seus pares, constituindo as culturas infantis. Compreendemos a importância da aprendizagem lúdica, da utilização das brincadeiras para aprender, mas salientamos que não podemos reduzir a brincadeira somente a isso e que esse não é o verdadeiro significado da brincadeira para a educação da criança.

 

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Fontes, N. L. (2018). O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PERSPECTIVAS TEÓRICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9118

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos