A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO DECÊNIO 2003-2013 E SUA RELAÇÃO COM ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL

Autores

  • Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros IFPB/UFRN
  • Lucyana Sobral de Souza IFPB/UFRN

Palavras-chave:

Ensino Superior, Banco Mundial, PROUNI, FIES

Resumo

Este artigo visa relacionar as políticas governamentais direcionadas ao ensino superior no decênio 2003 a 2013 refletindo sobre a expansão deste nível de ensino na iniciativa privada do Brasil. Pretendeu-se tomar como base de análise os resultados do Censo da Educação Superior disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (MEC/INEP) e a produção científica que vem sendo publicada a respeito do avanço do ensino superior e sua correlação com as orientações do Banco Mundial. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo bibliográfico com o intento de situar o contexto histórico, político e econômico que impulsionou a expansão do ensino superior privado no Brasil. O estudo em tela possibilitou reconhecer que as reformas educacionais gestadas na educação de ensino superior foram compreendidas no âmbito das mudanças de ordem social, política e econômica e desenvolvidas com intentos bem definidos, associados aos interesses mercadológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cristina Cortez Lula de Medeiros, IFPB/UFRN

Mestre em Educação (UFRN), Doutoranda em Educação (UFRN) e Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Lucyana Sobral de Souza, IFPB/UFRN

Mestre em Educação (UFS), Doutoranda em Educação (UFRN) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Lula de Medeiros, L. C. C., & Souza, L. S. de. (2018). A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO DECÊNIO 2003-2013 E SUA RELAÇÃO COM ORIENTAÇÕES DO BANCO MUNDIAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9112

Edição

Seção

GT12 - História da Educação