REFELEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite Universidade Tiradentes UNIT
  • Ada Augusta Bezerra

Palavras-chave:

Palavras-chave, Reflexão. Aprendizagem profissional. Docência. Educação superior.

Resumo

RESUMO: A discussão acerca da formação profissional para o exercício da docência na educação superior compõe um campo em que há necessidades em termos de investimento na prática de ensinar. A aprendizagem do professor da educação superior é o tema deste estudo. Os estudos sobre a formação docente embasam a opção para a análise teórica. Estas se amparam em idéia de que a aprendizagem é um processo mais vivencial e integrador do que a formação contínua. Entender como a aprendizagem para a docência de professores que atuam em uma instituição particular brasileira de educação superior foi objetivo deste estudo. Compreender como as experiências profissionais são interpretadas por estes professores e analisar como estas contribui para a sua constituição profissional complementaram esta proposta. A abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada permitiu a coleta de dados. Os resultados apresentam que os professores da Instituição de Ensino Superior pesquisada não elegeram a docência como profissão inicial; as experiências profissionais foram marcadas por tentativas e erros e a solução dos problemas ocorria a partir de suas próprias experiências; ea responsabilidade pelo fracasso e sucesso profissionais está atrelada ao perfil dos estudantes. A natureza complexa da universidade e da profissão docente é uma realidade. O professor, no contexto da universidade pesquisada, tende a analisar o seu papel profissional de forma reducionista, caracterizando a sua atividade como intelectual e à docência como secundária ou inexistente. A formação para a docência se constitui como um processo primordial no exercício da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Santos Figueiredo Leite, Universidade Tiradentes UNIT

Doutoranda em Educação /UNIT; Mestrado em Educação (2013) UNIT; Especialista em Gestão de Processos ( Certificação CBPP), Especialista em Gestão de Empresas(2004) UFS; Especialista em Gestão de Projetos (2007) FGV; Graduada em Ciências Econômicas (1999) ; Consultora em Sistema de Gestão Integrada - SGI(2010). Professora da Universidade Tiradentes - UNIT.

Referências

ARROYO, Miguel G. Oficio de mestre:imagens e auto-imagens. 6 ed. – Petrópolis, RJ: 2002.

CANDAU, Vera Maria F.. Formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, Aline & MIZUKAMI, Maria (orgs.). Formação de professores: tendências atuais. São Carlos, SP: EDUFSCar, 1996.

DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente.

Porto: Editora Porto, 2001.

GERGEN, M.M; GERGEN, K.J. Investigação qualitativa. Tensões e transformações. In:DEZIN, N.K. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª ed.Porto Alegre: Artmed, 2006.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza.

SP: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, O.S.; PEREIRA, S.M. Políticas educacionais em tempos neoliberais: aformação continuada de professores e as implicações na gestão escolar. In: PRYJMA, M.(Org). Desafios e trajetórias para o desenvolvimento profissional docente. Curitiba: EditoraUTFPR, 2013.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos Figueiredo Leite, M. de L., & Bezerra, A. A. (2018). REFELEXÕES DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9102

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)