UMA DIDÁTICA PARA NOVA GERAÇÃO: DEMANDAS DE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM

Autores

  • Ucineide Rodrigues Rocha Universidade Tiradentes
  • Michelline Roberta Simões do Nascimento

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensinagem, Práticas Inovadoras

Resumo

As grandes mudanças e transformações da sociedade contemporânea, e, por conseguinte, dos modelos pedagógicos que vem sendo  adotados nas instituições de ensino, têm sido pauta de discussões no âmbito educacional de modo cada vez mais incisivo. Nas diversas áreas do conhecimento, esse debate ganhou contornos próprios, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática e a visão de integralidade se apresentam no fazer docente como uma urgência. A partir de tal reflexão o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o processo de transformação dos modelos que fortalecem as ações pedagógicas inovadoras e que viabilizam métodos ativos de aprendizagem, promovendo de forma especial novas práticas na formação de estudantes. Para tal, tomou-se como objeto de estudo as Metodologias Ativas, adotando como referencial teórico e metodológico os escritos de Anastasiou (2009), José Morán (2015), entre outros.

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Referências

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Rocha, U. R., & do Nascimento, M. R. S. (2018). UMA DIDÁTICA PARA NOVA GERAÇÃO: DEMANDAS DE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9095

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)