ARTICULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: O CASO DA EXPERIÊNCIA DE CONSULTORIA DE CAMPO NO ESTADO DE SERGIPE

Autores

  • Leyla Menezes de Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Programa Brasil Alfabetizado, Consultoria de campo, , Monitoramento. Alfabetização de jovens, adultos e idosos, Analfabetismo.

Resumo

O presente texto objetiva apresentar uma análise descritiva e crítica da experiência de consultoria de campo desenvolvida no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado, no ano de 2010, no Estado de Sergipe. Esta consultoria acompanhou a elaboração e implementação dos Planos Estratégicos da Educação de Jovens e Adultos e as ações contidas no Plano de Ações Articuladas no tocante a esta modalidade, bem como a execução da Agenda Territorial. De abordagem qualitativa, esta pesquisa é de caráter descritivo com enfoque no estudo de caso, pois parte do princípio de que investiga-se uma experiência específica, que possibilita conhecer  as ações desenvolvidas pela consultoria em torno de um  grupo de municípios, além de apontar possibilidades de articulações entre os instrumentos criados para sistematizar e implementar as ações de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leyla Menezes de Santana, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (Bolsista FAPITEC/SE), sob orientação da Profa. Dra. Marizete Lucini. Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes (2015). Especialista em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França e graduação em História. Pedagoga e Historiadora. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS) / Educação e Sociedade: Sujeitos e Práticas (Unit).  Atua voluntariamente na Formação de Alfabetizadores no Projeto de Educação de Jovens e Adultos da Pastoral da Criança no Estado de Sergipe em parceria com o Programa Sergipe Alfabetiza Mais - AMA (SEED-SE/MEC/FNDE). Atuou como Professora de Estágio Supervisionado nos Cursos de História e Pedagogia da Universidade Tiradentes (07/2015 a 03/2017), como  Professora Substituta de História no Instituto Federal de Sergipe (IFS) - São Cristóvão e Aracaju e como Tutora à Distância do Curso de História do CESAD - UFS. Tem experiência com Consultoria  Educacional atuando por 3 (três) edições como consultora de campo da UNESCO/MEC/SECADI para o Programa Brasil Alfabetizado nos Estados de Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe. Contatos: leyla.menezes@gmail.com / (79) 99933-2143 / ORCiD: https://orcid.org/0000-0003-2181-3097

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santana, L. M. de. (2018). ARTICULAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: O CASO DA EXPERIÊNCIA DE CONSULTORIA DE CAMPO NO ESTADO DE SERGIPE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9043

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos