A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES

Autores

  • Ana Paula Zirondi
  • Sandra Regina Mantovani Leite

Palavras-chave:

Aprendizagem, Psicomotricidade, Educação Infantil

Resumo

O propósito deste artigo consiste em discorrer sobre a importância da Psicomotricidade no âmbito da Educação Infantil. Parte-se do pressuposto de que a psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo sujeito como elemento representativo de suas necessidades e cujo objetivo consiste em colocar o corpo e a motricidade no centro do comportamento e da evolução humana. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados, impressas e virtuais. Os resultados obtidos possibilitam refletir as múltiplas possibilidades de trabalho com a Psicomotricidade no âmbito da Educação Infantil, diretamente ligadas à aplicação da Neuropedagogia. Aponta ainda a necessidade de desenvolver estratégias no intuito de se considerar que, ao longo do desenvolvimento humano, as dimensões afetivas e cognitivas têm sempre como suporte o desenvolvimento motor.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Zirondi, A. P., & Mantovani Leite, S. R. (2018). A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9023

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos