CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Natalina Bissaro Siqueira Chaves Universidade Tiradentes
  • Paula Tauana Santos
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Palavras-chave:

Afetividade, Aprendizagem. Relações Interpessoais.

Resumo

O presente artigo analisa a importância da afetividade em sala de aula no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem, com base nos conceitos e teorias walloniana. O procedimento metodológico adotado foram análises e revisões bibliográficas, contemplando o aspecto qualitativo, a luz do marco teórico de Wallon (1971), Almeida (1999, 2004, 2008), Galvão (1995) e Dantas (1992). Considerando a importância do estudo da afetividade na formação e nas práticas docente. Os resultados evidenciaram o papel fundamental que as manifestações da afetividade exercem no processo do desenvolvimento da aprendizagem, bem como, a influência da emoção nas relações entre professor-aluno como condição de melhorias nas ações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalina Bissaro Siqueira Chaves, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, Universidade Tiradentes, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão Políticas Públicas e Formação de Professores/GPGFOP/Unit/CNPq. Email: natalina.chaves@live.com

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Chaves, N. B. S., Santos, P. T., & Celestino Bezerra, A. A. (2018). CONTRIBUIÇÕES DA AFETIVIDADE NA SALA DE AULA: RELAÇÕES INTERPESSOAIS E DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9020

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos