TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: REFLEXÕES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTERATIVO

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Móveis, Aplicativos, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho investiga a utilização de um aplicativo (App) como estratégia didática em aulas de Física numa Escola Estadual no município de Matriz de Camaragibe – AL. Sendo assim, buscaremos responder ao seguinte questionamento: Como as tecnologias móveis (TM) podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem em Física, no intuito de promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno? Diante do problema apresentado, o objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre o uso das TM no ensino de Física na perspectiva de promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno. A pesquisa foi desenvolvida por um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa. Contudo reconhecemos que este App abre caminhos para a disseminação do conhecimento a partir de pesquisas, textos e exercícios de maneira atrativa e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenekésia Lins da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM-UFAL); Professora monitor da educação básica da rede estadual de Alagoas. E-mail: <jenekesialins@hotmail.com>.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Referências

COLL C.; MONEREO, MC. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias de informação e da comunicação. Porto Alegre. Artmed, 2010.

DEMO, Pedro. TICS e Educação. Petrópolis: vozes, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologia e tempo docente – Campinas, SP: Papirus, 2013.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens, 21ª ed. rev. e atual. Capinas. Papirus, 2013.

SACCOL, A. M. M-Learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2011.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva, J. L. da, & Oliveira, C. A. de. (2018). TECNOLOGIAS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NAS AULAS DE FÍSICA: REFLEXÕES DE UM AMBIENTE EDUCACIONAL INTERATIVO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9019

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias