O USO DE COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • TACIA MICHELLE DOS SANTOS SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palavras-chave:

Insetos. Recurso didático. Ensino.

Resumo

Os insetos são invertebrados que possuem importância ecológica e econômica diversa, fazendo parte dos conteúdos abordados na disciplina de biologia do ensino médio e conservados através de caixas entomológicas que servem de subsídio para observação e estudo desses organismos. Desta forma, esse artigo objetivou estudar a construção e a aplicabilidade de coleções entomológicas como recurso didático no ensino de biologia, em uma escola da rede pública estadual, situada no município de Teotônio Vilela – Alagoas. A abordagem seguiu com a matrícula dos alunos na disciplina eletiva “Biologia Interativa”, na qual haveriam práticas científicas voltadas à coleta, conservação e identificação para constituição de coleções entomológicas. Verificou-se que o estudo dos insetos por meio de coleções entomológicas foi bem aceito pelos estudantes, proporcionando interesse pelo grupo insecta e por outras práticas com material biológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TACIA MICHELLE DOS SANTOS SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professora da rede pública de ensino do estado de Alagoas, graduada em Biologia licenciatura pela UFAL.  Mestranda em ensino de Biologia- PROFBIO.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

SILVA, T. M. D. S. (2018). O USO DE COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9009

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas