POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS DE COMBATE A ESQUISTOSSOMOSE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR NO BAIRRO SANTA MARIA

Autores

  • Maria Victória Almeida Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Thayná Santos de Albuquerque Universidade Federal de Sergipe
  • Márcia Eliane Silva Carvalho Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Políticas públicas, Esquistossomoses, Ambiente Escolar.

Resumo

A esquistossomose é considerada uma doença negligenciada e ainda persiste como problema de saúde pública principalmente em regiões periféricas dos centros urbanos desta forma, este artigo avaliou ações de cunho educativo relativas à esquistossomose nas escolas do Bairro Santa Maria em Aracaju, conforme preconiza as atuais políticas públicas de combate a esta endemia no Brasil, bem como propõe o uso do cordel como proposta educativa associada ao tema. Para tal, foram realizados os seguintes procedimentos: (a)Levantamento teórico, (b) aplicação de entrevistas semiestruturadas, (c) elaboração de atividade educativa e intervenção no espaço escolar do referido bairro, utilizando como proposta metodológica o cordel. Assim, este trabalho apresenta a importância de realizar ações educativas como forma de pôr em ação as políticas públicas.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Almeida Oliveira, M. V., de Albuquerque, T. S., & Silva Carvalho, M. E. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS DE COMBATE A ESQUISTOSSOMOSE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS NO ÂMBITO ESCOLAR NO BAIRRO SANTA MARIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8986

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional