ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM HISTÓRIA

Autores

  • Alice Brito Oliveira Universidade Tiradentes(UNIT)
  • Andréa Karla Ferreira dos Nunes Universidade Tiradentes (UNIT).
  • Edinice dos Santos Silva Oliveira Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL

Palavras-chave:

Palavras-chave, Estágio Supervisionado. Identidade Profissional. Licenciatura.

Resumo

Este artigo aborda a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores. Teve como objetivo analisar a contribuição do estágio para a construção da identidade docente, bem como caracterizar o perfil dos alunos estagiários de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental mediante a realização de um estudo de caso com alunos do 6º e 8º períodos da Licenciatura de História na referida Universidade, especificamente no Campus I. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foi um questionário, o qual foi organizado em cinco blocos com duas questões cada. Observou-se que para a maioria dos discentes o estágio mudou significativamente sua visão sobre a profissão docente. O principal desafio encontrado nesse processo foi o fato da escola não oferecer o suporte que o estagiário precisa para desenvolver suas atividades, principalmente na execução de suas aulas. Apesar disso, a pesquisa evidenciou uma satisfação dos estagiários quanto à recepção da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Brito Oliveira, Universidade Tiradentes(UNIT)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes(UNIT)-SE. Professora Assistente da Universidade Estadual de Alagoas(UNEAL).Professora da Educação Básica.

Andréa Karla Ferreira dos Nunes, Universidade Tiradentes (UNIT).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Plena do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (UNIT). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação (GETIC - UNIT) e Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidades (GPETEC).

Edinice dos Santos Silva Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL

Graduada na Licenciatura em História-Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira, A. B., Nunes, A. K. F. dos, & Oliveira, E. dos S. S. (2018). ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO LICENCIANDO EM HISTÓRIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8979

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)