RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DO PIBID/DMA/UFS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Juliana de Souza Paula Universidade Federal de Sergipe
  • Renata Sá de Jesus Barbosa Universidade Federal de Sergipe
  • Eressiely Batista Oliveira Conceição Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Materiais Manipuláveis. Jogos. PIBID.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre o uso de atividades para a compreensão dos conteúdos matemáticos, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio de uma das escolas parceiras do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do qual fazemos parte. Para este trabalho, fundamentamos nos autores Camacho (2012), Moura (2008) e Lorenzato (1995), no que diz respeito às metodologias de materiais manipuláveis e jogos. Com as aplicações, foi possível identificar nos alunos dessa turma, quais níveis do pensamento geométrico eles se encontram, segundo a Teoria de van Hiele (WALLE,2009; VILLIERS, 2010). Além disso, com esta experiência, percebemos que muitos conteúdos matemáticos podem ser relacionados com a geometria, mesmo aqueles, que em princípio, pareçam não haver relação entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Souza Paula, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Bolsista voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Renata Sá de Jesus Barbosa, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Membro do Grupos de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade CNPq/UFS.

Eressiely Batista Oliveira Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIMA/UFS. Especialista em educação inclusiva e em educação em química pela Pio X. Pedagoga pela Pio X e estudante de Licenciatura em Química pelo IFS. Integrante dos grupos de pesquisa GEPED/Pio X e EDUCON/UFS, registrado no CNPQ.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: matemática – Ensino fundamental anos finais / Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.

CAMACHO, M. S. F. Pereira. Materiais manipuláveis no processo ensino/ aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindo. Universidade da Madeira. Funchal, 2012

FILHO, M. Arcanjo. TAVARES, A. H. C. A Educação matemática e o ensino-aprendizagem de geometria: causas e consequências da deficiência e como fazer a excelência. Revista Ensino Interdisciplinar. Mossoró. v.2. n.01.2016

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. Blumenau, número 04, p.03-13, 1995. Edição especial.

LORENZATO, Sérgio(Org.). O laboratório de Ensino de Matemática na Formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.

SPADA, A. B. Delabary. O jogo como elemento de aprendizagem matemática. IV Encontro Brasiliense de Educação Matemática – IV EBREM – Anais. 2008

VAN DE WALLE, J. A. matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VILLIES, Michel. Algumas reflexões sobre a Teoria de Van Hiele. Revista Educação Matemática em Pesquisa, São Paulo, v.12, n.3, PP. 400-431,2010.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

de Souza Paula, J., Sá de Jesus Barbosa, R., & Batista Oliveira Conceição, E. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA: ATIVIDADES MATEMÁTICAS DO PIBID/DMA/UFS COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8953

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)